Os 15 melhores personagens criados por Stan Lee

13/11/2018 às 13:304 min de leitura

A contribuição de Stan Lee para as histórias em quadrinhos é gigantesca, não só pela quantidade de personagens que o autor criou, mas também pela importância de alguns desses personagens para a cultura pop mundial.

Esse é um pequeno ranking com as 15 criações mais importantes de Stan Lee:

15 - Adam Warlock

Criado em parceria com Jack Kirby, o personagem é central em qualquer aventura cósmica da Marvel e já passou por várias fases e conflitos espaciais.

warlack

14 - Mar-Vell

Criado em parceria com Gene Colan, Mar-Vell inicialmente surgiu como um vilão, mas logo se tornou o poderoso Capitão Marvel que anos depois seria o personagem principal de um dos maiores clássicos da editora: A Morte do Capitão Marvel.

mar-vell

13 - Homem-Formiga

Junto com Larry Lieber e Jack Kirby, Stan Lee criou o cientista Hank Pym e empregou nele histórias heroicas misturadas com ficção científica nas quais o herói não usava apenas a força, mas também sua inteligência.

homem formiga

12 - Doutor Estranho

Criado em parceria com Steve Ditko, o Doutor Estranho estrela histórias recheadas de misticismo e magia, o que diferencia bastante de tudo o que estava sendo feito na época em que ele foi criado e só acentua a riqueza criativa de Stan “The Man” Lee.

doutor estranho

11 - Feiticeira Escarlate

Em outra parceria com Jack Kirby, Stan Lee cria a Feiticeira Escarlate com um poder bem peculiar, o poder de “alterar as probabilidades”. Lógico que nos anos que se seguiram ela estrelou as mais diversas sagas e aventuras sobre realidades alternativas.  

feiticeira escarlate

10 - Hulk

Em parceria com Jack Kirby, foi criado um dos personagens mais conhecidos e importantes da cultura pop. O Hulk foi reformulado e modificado no decorrer dos anos, mas sua essência sempre permaneceu a mesma.  

hulk

9 - Thor

Em parceria com Larry Lieber e Jack Kirby, Thor (emprestado da mitologia nórdica) é outra criação que se difere de todas as outras da Marvel – só a ideia de transformar um deus nórdico em um super-herói já é genial por si só.

thor

8 - Pantera Negra

Junto com Jack Kirby, Stan era um cara que sempre lutou pela diversidade nas histórias em quadrinhos – e a criação do Pantera Negra é um belo exemplo disso. Criado em 1966 no auge das manifestações por igualdade nos EUA, o personagem era um reflexo da força e do poder que um personagem negro poderia ter no panteão de heróis de uma editora mainstream. E vemos esse reflexo até hoje, 52 anos depois de sua criação.

pantera negra

7 - Surfista Prateado

O Surfista Prateado foi criado em 1966 por Stan Lee e Jack Kirby e sempre se destacou por ser um personagem complexo e com um viés extremamente filosófico. Diferente de todos os outros personagens musculosos e científicos, o Surfista era um pacifista e um prisioneiro de seu próprio mundo.

surfista prateado

6 - Demolidor

Em parceria com Bill Everett, o Demolidor é um personagem que representa muito bem o espírito que Stan Lee gostava de dar aos seus personagens: cheio de falhas, humano e questionador. Com uma personalidade tridimensional, as histórias do Demolidor sempre tiveram um tom urbano mais sujo misturadas com espiritualidade e artes marciais. Fantástico!

demolidor

5 - Homem de Ferro

Criado por Stan Lee, Larry Lieber, Don Heck e Jack Kirby, o Homem de Ferro é um herói com personalidade forte e cheio de problemas (assim como Stan Lee gostava). Ele estava entre os principais heróis da Marvel, mas nunca teve tanto destaque, isso até 2008 quando um certo filme estreou. A personalidade continuou a mesma, o que mostra o quanto Stan Lee sabia escrever personagens atemporais.

homem de ferro

4 - Quarteto Fantástico

A “primeira família” da Marvel, criada por Stan e Kirby, sempre foi a imagem e o espírito do heroísmo na Marvel. Com uma pegada bem forte na ficção científica, Stan Lee brinca com os conflitos familiares e mistura com conflitos heroicos onde cada um tem um super poder – conceito que inspira até hoje outras histórias e outros personagens.

quarteto fantástico

3 - Os Vingadores

E por falar em família superpoderosa: houve um dia em que Stan Lee e Jack Kirby reuniram um grupo de amigos superpoderosos. A ideia foi juntar os principais personagens da Casa das Ideias, fazer um time de heróis com poderes e personalidades completamente diferentes e ver como eles se viravam com isso. A ideia deu tão certo que, mesmo 55 anos depois, Os Vingadores continuam sendo extremamente influentes e importantes na cultura pop mundial.

os vingadores

2 - X-Men

Nunca um grupo de heróis teve tantos problemas, formações, conflitos, mortes e ressurreições quanto os X-Men – com milhares de gibis, sagas e histórias, filmes, desenhos, jogos e tudo o mais que você pode imaginar. A criação desses seres atormentados pela sociedade, que não os aceita e os rejeita por serem quem são, foi um reflexo de 1963 e da época em que Stan Lee e Jack Kirby viviam. As constantes manifestações sobre igualdade, injustiças sociais e racismo foram os ingredientes para a criação desses personagens que foram relevantes lá atrás, são relevantes hoje em dia e que com certeza serão relevantes para sempre.

x-men

1 - Homem-Aranha

Dizem que um pai não tem um filho favorito, mas nesse caso não é bem assim. Peter Parker foi criado por Stan Lee, Steve Ditko e Jack Kirby, e Stan sempre fez questão de dizer que ele era o seu personagem mais querido. Isso porque o Homem-Aranha representa todos os “nerds”, com todas as fraquezas e “defeitos” que todos nós, ou temos, ou já tivemos. Homem-Aranha é um dos personagens mais importantes da nossa cultura pop

homem-aranha

BÔNUS: Stan Lee

O maior personagem de Stan Lee com certeza é o próprio Stan Lee, o homem que foi o rosto da Marvel por mais de meio século sempre com seu jeito único cheio de energia, paixão e criatividade. Stan Lee era um personagem – e que GRANDE personagem! Sentiremos saudades!

stan lee

***

E ai, vocês concordam com a lista? Tiraria algum personagem? Acrescentaria outro ou mudaria as posições? Comentem aqui pra gente saber a sua lista! Excelsior!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: