Os 5 CDs mais vendidos no Brasil com o selo “Acústico MTV”

03/12/2018 às 13:012 min de leitura

Na última década, a MTV Brasil passou por diversas fases, inclusive fechando as portas em setembro de 2013, com o canal passando a ser administrado pela empresa Viacom. A produção de conteúdo nacional praticamente zerou, com um ou outro formato enlatado sendo filmado nos últimos anos.

Um dos projetos de maior sucesso da empresa é o Acústico MTV, que aqui no Brasil teve sua primeira edição em 1991, com o Barão Vermelho. A última gravação ocorreu em 2011 com a gravação do Acústico MTV Arnaldo Antunes, que foi exibido no ano seguinte. Na semana passada, a MTV anunciou que pretende voltar a produzir acústicos aqui em solo tupiniquim, então que tal relembrar os maiores sucessos do formato?

Para o ranking, serão considerados os números de CDs vendidos. Confira o Top 5:

5. Cássia Eller – 1 milhão de cópias

A morte da cantora, em dezembro de 2001, pode ter impulsionado as vendas de seu Acústico MTV, que foi seu último disco lançado ainda em vida – Cássia havia gravado 9 meses antes – e o que teve a maior vendagem. O álbum trazia os maiores clássicos de sua carreira, como “Malandragem”, “Por Enquanto”, “Relicário” e “O Segundo Sol”.

cássia eller acústico mtv

4. Kid Abelha – 1,2 milhão de cópias

Fugindo da mistureba psicodélica dos anos 80, o Kid Abelha fez um disco antológico, que algumas estimativas colocam como o de maior vendagem dos Acústicos MTV Brasil: 2 milhões de cópias. Porém, como esses dados são muito incertos, computamos apenas o valor oficial para o ranking. O disco trazia clássico como “Fixação” e “Lágrimas e Chuva”, a regravação “Quero Te Encontrar”, de Claudinho e Buchecha, além da inédita “Nada Sei”, que estourou nas paradas de 2002, ano que o álbum foi lançado.

acústico mtv kid abelha

3. Legião Urbana – 1,5 milhão de cópias

Gravado em 1992, mas lançado apenas em 1999 – três anos após a morte de Renato Russo –, o Acústico MTV Legião Urbana chegou a vender 750 mil cópias em apenas 1 semana! As vendas totais ultrapassam 1,5 milhão, segundo estimativas. No repertório, músicas como “Índios”, “Pais e Filhos” e “Faroeste Caboblo”. O momento mais inusitado é a versão que Renato Russo fez para uma música dos Menudos: “Hoy Me Voy Para México” virou “Hoje à Noite Não Tem Luar” e fez muito sucesso nas rádios.

acústico mtv legião urbana

2. Roberto Carlos – 1,6 milhão de cópias

O segundo lugar no ranking pertence ao Rei: o Acústico MTV Roberto Carlos alcançou 1,6 milhão de cópias vendidas, mas foi retirado das prateleiras junto com o DVD por conta de um imbróglio entre a emissora e a Rede Globo, que detém os direitos do cantor. Alguém tem dúvida de que se tornaria o maior sucesso do selo? Quem comprou, comprou! E ainda pode conferir versões acústicas de “As Curvas da Estrada de Santos”, “O Calhambeque”, “Detalhes” e “Jesus Cristo”.

acústico mtv roberto carlos

1. Titãs – 1,7 milhão de cópias

O maior sucesso do formato continua sendo o do primeiro Acústico MTV Titãs, gravado e lançado em 1997, que vendeu no mínimo 1,7 milhão de cópias. O álbum foi um dos primeiros a apresentar o estilo acústico aqui no Brasil e trouxe clássicos como “Comida”, “Polícia”, “Família”, “Bichos Escrotos” e “Os Cegos do Castelo”.

acústico mtv titãs

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: