Por que o Dia dos Namorados dos EUA é no dia 14 de fevereiro?

14/02/2019 às 10:242 min de leitura

Para diversos países do mundo, o dia 14 de fevereiro é o mais romântico do ano. O Dia de São Valentim, ou Dia dos Namorados, celebra o amor e a paixão dos namorados, mas no Brasil essa data só é comemorada em 12 de junho. Mas por que isso acontece? O motivo é bastante simples e nada romântico - a data foi escolhida por motivo puramente comercial. 

O Brasil resolveu ser diferente em 1948, quando o publicitário João Doria, pai do atual governador de São Paulo e dono da agência Standart Propaganda, foi contratado para melhorar o resultado das vendas em junho, que sempre eram muito fracas. O cliente era a loja Exposição Clipper, que queria alavancar as vendas. Com a inspiração do Dia das Mães, Doria pegou o gancho do Dia de Santo Antônio (13 de junho), santo casamenteiro, e criou o Dia dos Namorados em 12 de junho no país. Os primeiros slogans fizeram sucesso e renderam prêmio de melhor propaganda do ano pela Associação Paulista de Propaganda: "Não é só com beijos que se prova o amor!" e "Não se esqueçam: amor com amor se paga".

Reprodução/nossasenhoradobrasil

A data logo pegou no Brasil e atualmente é a terceira melhor época comercial do ano, perdendo apenas para o Natal e Dia das Mães. Pesquisas do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) mostram que mais de 93 milhões de brasileiros compram algum tipo de presente nessa data, o que significa uma injeção de cerca de 15 bilhões no mercado. 

Dia de santo

Muito antes de ser o Dia dos Namorados no mundo, o Dia de São Valentim já era comemorado em diversos países. O primeiro dia oficial do santo foi declarado em 14 de fevereiro de 496 pelo papa Gelásio, em homenagem a um mártir que tinha esse nome. Algumas teorias contam que São Valentim era um padre de Roma que foi condenado à pena de morte no século 3.

A sentença aconteceu devido à rebeldia do padre, contra a determinação do imperador Claudio 2, que baniu os casamentos por achar que homens casados não seriam soldados bons o suficiente. Valentim defendeu que a união de casais era parte do plano divino e organizava cerimônias em segredo. Quando Claudius descobriu, ele foi preso e sentenciado à morte no ano 270. Enquanto estava preso, ele teria se apaixonado pela filha de um carcereiro e mandado uma carta para a moça, dando início à tradição de mandar cartões para o crush em 14 de fevereiro. 

Há ao menos outras duas figuras históricas que disputaram o título de São Valentim associado a essa data. Uma delas é um bispo de uma cidade próxima a Roma - na região da atual Terni - e a outra, um mártir do norte da África. Como pouco se sabe sobre essas pessoas, o padre de Roma se tornando o mais conhecido São Valentim.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: