É viciado em Jenga? Veja 5 fatos sobre um dos jogos mais populares do mundo

30/08/2019 às 09:002 min de leitura

Que atire a primeira pedra quem nunca quis jogar as peças do famigerado Jenga pela janela. O jogo que já vendeu mais de 50 milhões de cópias em todo o mundo é capaz de testar os nervos de jogadores de todas as idades. E não é de hoje, não. A guerra para vencer o Jenga vem desde o início dos anos 1980.

Há quase quatro décadas, pessoas de diferentes idades tentam manter a mão firme para vencer o jogo. As regras parecem simples e enganam todo mundo. Não é só tirar um bloco entre os 54 e colocá-lo no topo. Lendo assim parece fácil, né? Pois quanto mais a estrutura cresce, mais instável fica e o tombamento é quase certo.

Agora, quer saber mais sobre esse inimigo que exige muita paciência? Nós trazemos 5 curiosidades para vocês.

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Criadora não sabia que havia inventado o Jenga

Nascida na Tanzânia, Leslie Scott costumava brincar com a família com uma pilha de blocos de construção do irmão, usando as peças para construir uma torre oscilante que desmoronaria se eles não fossem cuidadosos. Eles chegaram a encomendar tijolos feitos por um carpinteiro só para o jogo. Isso aconteceu na década de 1970 e tempos depois, quando já havia mudado para Oxford percebeu que “isso não era algo que todo mundo fazia”, disse ela em entrevista ao Somerset County Gazette, em 2010. O Jenga foi lançado em 1983 no Reino Unido e em 1984 no Canadá, depois que os amigos insistiram em jogar o “jogo com tijolos”, motivando o lançamento.

Inventora quase faliu

As vendas antecipadas do Jenga não foram animadoras e, como Scott pagou pela produção inicial, o fracasso imediato atingiu suas finanças. A família apoiou o financiamento do jogo e, o companheiro foi fiador para um empréstimo, a mãe colocou a casa como garantia para outro empréstimo com o objetivo de garantir a produção. O esforço foi recompensado quando o Jenga foi parar na Toronto Toy Fair, em 1986. Scott recebeu pedido de 400 mil cópias. Já nos Estados Unidos, o então executivo-chefe da Hasbro, Alan Hassenfield, quando conheceu o jogo se apressou e comprou os direitos de distribuição no país. O acordo não foi muito vantajoso, afinal, a criadora recebe apenas 20% dos royalties do jogo.

Os blocos não são idênticos

Os blocos parecem idênticos, mas as peças do Jenga têm diferenças sutis de propósito, para tornar a construção menos estável. Cada tijolo tem tamanho e pesos diferentes.

Jenga no Guinness Book

Em 2019, Tai Star Vailanti, de Pima, no Arizona, entrou para o Guinness Book com o recorde mundial de.... Jenga! O feito foi conquistado após empilhar 353 blocos em cima de um único bloco vertical. Impressionante.

Jenga aumentado

Também em 2019, um fabricante de equipamentos de construção, o Caterpillar USA, utilizou o Jenga para um “truque publicitário”. A empresa recrutou enormes escavadeiras, manipuladoras e carregadeiras para manobras 27 tijolos Jenga personalizados e muito maiores do que o tradicional. Os blocos tinham quase 2,5 metros de comprimento e mais de 270 quilos. O jogo durou 28 horas e terminou com 13 camadas de blocos.

 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: