Homem fotografou a Via Láctea com miniaturas falsas como cenário

03/10/2019 às 11:002 min de leitura

O diorama é uma espécie de representação artística tridimensional apresentada tanto em miniaturas quanto em grande escala, e que tem a principal função de retratar de maneira ultrarrealista cenas da vida real, como paisagens, eventos históricos, animais, plantas e a natureza, com a finalidade de entretenimento ou para transmitir alguma mensagem, seja essa político-social ou histórico-artística.

Embora haja muitas semelhanças entre si, os dioramas não podem ser confundidos com as maquetes, que geralmente são utilizadas apenas em projetos urbanos e arquitetônicos. O termo foi criado pelo fotógrafo e artista Louis Daguerre junto com o pintor francês Charles Marie Bouton em1823, e originou-se da palavra grega que, em tradução livre, significa algo como “através disto é visto”.

Inspirado pelo seu amor pela natureza e a fascinação pelos céus noturnos, o premiado fotógrafo sírio Samy Al Olabi, viralizou ao registrar a Via Láctea de plano de fundo com os seus falsos cenários em miniatura montados no meio do deserto dos Emirados Árabes.

    (Fonte: Bored Panda/Reprodução)

Intitulado como The Land of Nowhere, o projeto foi feito com o objetivo de enganar a todos nós através de cenas realistas que nos fazem questionar se é verdadeira ou não, como esse barco naufragado em meio à areia:

(Fonte: Bored Panda/Reprodução)

As fotos foram todas tiradas durante a Temporada da Via Láctea, que é quando pode ser visto a olho nu o chamado Centro Galáctico, composto por uma densidade maior de estrelas e nuvens gasosas, visível à noite em lugares que não possuam altos índices de poluição e que não possam refletir as falsas luzes criadas pelos centros urbanos  por isso a escolha dos desertos.

(Fonte: Bored Panda/Reprodução)

Valendo-se de antiguidades, representações de dioramas de casas em miniaturas feitas cuidadosamente à mão, o resultado pode ser um show de profundidade, vida e beleza surreais.

(Fonte: Bored Panda/Reprodução)

O fotógrafo ainda ressalta que os elementos de luz e sombra também são fatores essenciais para enriquecer a paisagem e aprimorar o realismo.

(Fonte: Bored Panda/Reprodução)

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: