Conheça o mito de Europa, a rainha de Creta

07/11/2019 às 04:002 min de leitura

O famoso mito de Europa foi além do mero registro em livros, servindo também de inspiração para diversos artistas que trouxeram a mitologia para suas pinturas. Hoje ele ainda se mostra resgatado nos diversos símbolos e representações que se ligam ao continente europeu. Saiba mais sobre a estória:

Europa era filha de Agenor e Teléfassa, reis da Fenícia. Despertou a paixão de Zeus, o pai de todos os deuses que, disposto a conquistá-la, arquitetou um plano ousado para que sua esposa Hera não descobrisse. Para executá-lo, ele se disfarçou de touro em meio ao rebanho do rei e atraiu a atenção de Europa com seu brilho e beleza. Assim que surgiu a primeira oportunidade, Zeus a sequestrou.

(Fonte: Wikimedia)

Agenor, voltando para a ilha de Creta, destino para o qual Zeus e Europa se dirigiam, gritou desesperadamente o nome de sua filha várias vezes. Foi a partir desse momento as vastas terras passaram a ser chamadas desta forma, explicando de forma simbólica a origem por trás do nome do continente que conhecemos hoje.

Foi na ilha que Zeus revelou sua verdadeira identidade para Europa. Tornaram-se, por fim, amantes e tiveram três filhos: Minos, Radamanto e Aiacos. Diante da impossibilidade de continuarem juntos, Zeus pediu para Europa que se casasse com Asterion, rei de Creta, e ela assim o fez. Asterion criou seus três filhos.

(Fonte: Wikimedia)

Mais tarde, os filhos de Europa e Zeus se tornaram os três juízes responsáveis por decidir quais caminhos as almas que se dirigiam ao Mundo dos Mortos deveriam seguir. 

O mito também conta que Zeus continuou a presentear sua amada Europa, deixando aos seus cuidados o gigante Talos, que seria responsável pela proteção de Creta; o cachorro Lélape e um poderoso dardo capaz de acertar qualquer objeto em que fosse lançado.

Curiosidade

(Fonte: Wikimedia)

A imagem de Europa que aparece como marca d'água das cédulas europeias foi tirada de um vaso que é preservado até hoje no Museu do Louvre.

Você sabia possível que é visualizar as diversas pinturas em que o mito foi retratado e muitas outras obras espalhadas pelo mundo por meio do aplicativo Google Arts & Culture? Além disso, também é possível utilizar um recurso que permite descobrir com qual pintura você se parece.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: