Terry Jones, do grupo de comédia Monty Python, morre aos 77 anos

22/01/2020 às 10:592 min de leitura

Terry Jones, fundador e membro do grupo de comédia britânico Monty Python, faleceu aos 77 anos. "Terry faleceu na noite de 21 de janeiro de 2020, aos 77 anos, com sua esposa Anna Soderstrom ao seu lado, depois de uma batalha longa, extremamente corajosa, mas sempre bem humorada, contra uma forma rara de demência", informou a família do diretor.

Ator, roteirista, diretor, historiador e, até mesmo, poeta, Terry Jones foi diagnosticado em 2015 com demência frontotemporal, uma variação rara da doença, levando-a a conhecimento público e tornando-se um dos principais representantes do combate à síndrome, quando revelou seu estado de saúde durante cerimônia da Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas (Bafta), em 2017.

Nascido em 1942 no País de Gales, o artista teve uma carreira relativamente discreta, mas de extrema importância para a formação do cinema moderno, principalmente quando se trata da elaboração de roteiros bem construídos e narrados. Idealizador do Monty Python's Flying Circus, uma série de TV britânica que reconfigurou todo um padrão narrativo e filmográfico embasado na comédia, teve a oportunidade de dirigir três longas da franquia durante 1975 e 1983.

https://www.bbc.com/news/entertainment-arts-16744299
Elenco original de Monty Python. (Fonte: BBC/Reprodução)

Segundo Michael Palin, um dos integrantes da série televisiva e amigo de Terry, o artista era "gentil, generoso, solidário e apaixonado por viver a vida ao máximo", além de "muito mais do que um dos mais engraçados escritores e artistas de sua geração, ele era o comediante completo - escritor, diretor, apresentador, historiador, brilhante autor infantil e a companhia mais calorosa e maravilhosa que você poderia querer ter."

Terry Jones também teve importante participação em outros veículos televisivos e artísticos, como na série Ripping Yarns, comédia de aventura exibida entre 1976 e 1979, além da publicação de mais de 20 livros infantis, com direito à premiações, e de livros adultos com temáticas sobre a Idade Média. 

Com 9 filmes dirigidos durante a carreira, 23 longas escritos e mais de 50 atuações em casts, Terry Jones encerrou sua carreira em 2015 com o lançamento da obra Absolutamente Impossível, remoendo uma fraca bilheteria. Apesar disso, a notória personalidade ficou marcada por seu humor pouco convencional e sua capacidade simultânea de tratar sobre assuntos como filosofia, religião, história, literatura, psicologia etc. de uma maneira única.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: