Tim Borden é o melhor exemplo de que persistência: se algo não der certo na primeira vez, continue insistindo até que você consiga. Borden tentou estabelecer um recorde com fogos de artifício em fevereiro de 2019, mas a explosão acabou acontecendo antes do tempo e estragou a meta estabelecida. Porém, um ano depois, os fogos de artifício foram um completo sucesso e serviram para deixar a noite escura bem mais iluminada do que o normal.

Antes de Borden, todos os recordes mundiais eram atingidos em Dubai e nos Emirados Árabes Unidos, principalmente nas comemorações de Ano Novo. O recorde mais recente havia sido alcançado em uma comemoração dessas, em janeiro de 2018, batida por Tim um bom tempo depois.

Lançamento mais pesado da história

Tim Borden conseguiu lançar uma carga de 1,26 toneladas apenas de fogos de artifício, superando a sua tentativa anterior que falhou. Em 2019, o total da carga que ele tentou explodir equivalia a 1,13 toneladas e deveria ser lançada a aproximadamente 1,5 quilômetros do chão, mas acabou não funcionando.

O recorde que Tim conseguiu com seus fogos de artifícios foi transmitido via YouTube e é um evento fabuloso, além de interessante quando se analisa a complexidade da ação.

Como efeito de comparação, o lançamento que Tim Borden realizou no Colorado chega a ser mais leve que um Toyota Corolla. Ou seja, havia tantos elementos pirotécnicos que chegavam a pesar mais que um carro.