Pesquisadores descobrem suposta tumba de Rômulo, fundador de Roma

28/02/2020 às 08:002 min de leitura

Descoberta durante escavações realizadas no Foro Romano, na Itália, a tumba que encarna o suposto santuário de Rômulo — fundador de Roma — pode configurar um dos encontros mais importantes do século, considerada "excepcional" pelo grupo de arqueólogos que a identificou. Apesar de já ter sido observada por Giacomo Boni desde a segunda metade do século XIX, apenas agora ela foi revelada ao público.

"Essa informação foi esquecida por um século, assim como a localização exata do túmulo. Foi uma grande descoberta para nós encontrá-lo como Boni o havia descrito", disse Alfonsina Russo, diretora do Parque Arqueológico do Coliseu, segundo publicação da Live Science.

https://news.artnet.com/art-world/archaeologists-discover-romulus-tomb-1785807
(Fonte: Filippo Montforte/Reprodução)

Conforme documentado, a tumba, constituída por um calcário preservado, apresenta cerca de 1,40 m de comprimento, remetendo-se ao século VI a.C. e associado a um elemento circular, provavelmente um altar. Apesar da descoberta, o sarcófago estava vazio.

“Roma sempre nos maravilha com seus tesouros. Dentro do Foro Romano, uma nova e emocionante descoberta arqueológica: um hipogeu [monumento funerário subterrâneo] com um sarcófago tufo do século 6 a.C. Obrigada à equipe de estudiosos que conduziu a pesquisa."

As escavações, trazendo à tona um vestígio histórico de extrema importância para a região e formalização do Império Romano, não configuram o real local onde Rômulo havia sido sepultado, sendo apenas um santuário simbólico e voltado a algum tipo de celebração póstuma. "Este não é o túmulo de Rômulo, mas um lugar onde sua memória era celebrada, um cenotáfio", conclui Alfonsina.

A lenda de Rômulo

Filhos do deus Marte e de Reia Sílvia, Rômulo e seu irmão gêmeo, Remo, estão intimamente ligados à fundação de Roma. Abandonados em um cesto no rio Tibre após uma severa punição à gravidez de sua mãe — sacerdotisa em obrigação ao seu pai, Numitor, rei deposto da cidade de Alba Longa — sobreviveram milagrosamente após serem criados por uma loba. 

https://www.mitoselendas.com.br/2018/08/os-gemeos-romulo-e-remo-fundadores-de.html
(Fonte: Reprodução)

Anos depois, a descoberta de sua ancestralidade real fez com que os irmãos recolocassem seu avô Numitor no trono, assassinando o atual rei e partindo para fundar uma nova cidade. Em um desentendimento sobre a localização ideal para o território romano, Rômulo assassinou Remo e, assim, originou a cidade. 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: