Akira pode ter previsto o surto de coronavírus

16/03/2020 às 09:002 min de leitura

De forma surpreendente, Akira, o mangá cyberpunk de Katsuhiro Otomo lançado em 1982, conseguiu prever as Olimpíadas de Tóquio de 2020. Mas será que a obra pode ter previsto também o surto de coronavírus (COVID-19)?

Conforme apontado pelo site japonês de jogos, Hachima Kikou, no terceiro volume de Akira, é possível ver um painel com os seguintes dizeres: A Organização Mundial da Saúde critica as contramedidas epidêmicas de Neo-Tóquio.

A palavra japonesa que aparece no texto, densenbyou, pode ser traduzida como epidemia.

Cancele, apenas cancele

Porém, mesmo com a OMS declarando o COVID-19 uma pandemia global, hoje (13), as autoridades japonesas disseram que as Olimpíadas estavam dentro do cronograma, mesmo com o presidente Trump pedindo que os jogos sejam adiados por um ano. No entanto, a própria Organização Mundial de Saúde não recomendou a necessidade de planos de contingência para as Olimpíadas de Tóquio.

No mês passado, o The Japan Times, relatou que governo japonês e o primeiro-ministro Abe têm enfrentado críticas por sua resposta ao coronavírus, e segundo uma nova pesquisa, a maioria dos japoneses deseja que o evento seja adiado.

No anime, em um grafite feito em um relógio de contagem regressiva para os jogos olímpicos, está escrito “chuushu da chuushi”, cuja a tradução seria algo como: cancele, apenas cancele.

Temos que observar também que a data na animação da contagem regressiva aparentemente corresponde a 28 de fevereiro, que é 147 dias antes dos jogos começarem em julho.

Ou seja, Akira não só preveu as Olimpíadas, como uma epidemia na mesma época e o descontentamento da população com as ações tomadas pelo governo.

Hachima Kikou, o mestre dos presságios

Esta não foi a primeira vez que a obra parece ter acertado sobre o que aconteceria no futuro. Em 2019, manifestantes em Hong Kong estavam usando placas de trânsito como escudos, igual ao o que aconteceu no mangá.

É claro que sabemos que essas previsões não passam de infelizes coincidências do mundo real, mas serve para provar que mesmo depois de tantos anos, Akira continua sendo uma obra extremamente relevante para o cenário mundial.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: