Lua em foco: imagem em alta resolução foi feita por fotógrafo amador

18/03/2020 às 07:002 min de leitura

Uma coisa é certa: a tecnologia e o poder das novas câmeras têm levado os olhos humanos a locais que nunca foram tão bem explorados. Se os celulares já têm surpreendido em questões como capacidade de alcance e resolução, as câmeras semiprofissionais e profissionais garantem um resultado ainda mais espetacular.

Lua em alta resolução fotografada por astrofotógrafo amador.Lua em alta resolução fotografada por astrofotógrafo amador.

A prova disso é o trabalho recente e incrível de um astrofotógrafo amador, que conseguiu registrar a Lua com detalhes ricos sem precisar sair de seu quintal (foto acima). Bartosz Wojczynski é o nome do responsável pela foto em alta resolução que tem prendido olhares desde o seu registro na semana passada.

Bartosz levou cerca de 28 minutos para fazer 32 mil fotos com 73,5 gigabytes. Os cliques foram feitos com uma câmera monocromática ZWO ASl174MM. Além disso, ele também fez uso de alguns filtros de luz com seu equipamento Sky-Watcher HEQ5 e um telescópio Celestron C9.25 (equivalente a uma lente de câmera 2350 mm f/10).

Equipamento na varanda de seu apartamento em Piekary Slaskie, Polônia.Equipamento na varanda de seu apartamento em Piekary Slaskie, Polônia.

Todo esse equipamento custou cerca de US$ 3.500 no total. Além dos instrumentos, Bartosz precisou trabalhar cerca de seis horas na junção das 32 mil imagens, chegando ao resultado final de uma imagem de 14 megapixels.

Bartosz ainda explica que, graças à coloração e aos filtros utilizados é possível identificar e estudar as diferenças químicas na superfície da Lua. Onde aparecem os tons mais azulados na imagem, por exemplo, indica-se alta presença de titânio no local.

A seguir, separamos alguns cortes detalhados da imagem real. Para conferir o registro original completo, basta clicar aqui.

Lua em detalhes.Lua em detalhes.

Lua em detalhes.Lua em detalhes.

Lua em detalhes.Lua em detalhes.

Lua em detalhes.Lua em detalhes.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: