Artista recria famosas obras de arte com personagens da Disney

29/06/2020 às 10:002 min de leitura

Muita gente pensa que "arte" é um assunto reservado apenas para artistas, críticos ou estudiosos do assunto. Porém, alguns artistas, como o ilustrador espanhol Carlos Gromo, entendem que todos devem aprender sobre as obras de arte. Por isso, criou uma série de trabalhos em que personagens da Disney revivem obras clássicas.

Em uma entrevista ao Bored Panda, o artista, cujo perfil tem quase 33 mil seguidores no Instagram, começou esse projeto de popularização da arte em 2019, logo que concluiu sua formação em Belas Artes

Afirmou: "Esse projeto começou porque, quando terminei meu curso de Belas Artes na universidade, percebi, como artista, que muitas pessoas não conheciam várias das pinturas de arte e achei que poderia apresentá-las de uma maneira mais original".

Fonte: Carlos Gromo/Instagram - ReproduçãoFonte: Carlos Gromo/Instagram - Reprodução

Como sempre foi fã dos personagens da Disney, o recém-formado artista decidiu iniciar um projeto inserindo os personagens dos filmes da franquia em quadros famosos da história da arte. A ideia é que, utilizando a imagem de personagens populares, muitos artistas restritos a museus possam ter uma maior visibilidade.  

Sobre o tempo para produzir uma obra, ele disse: “Depende da complexidade da ilustração que vou fazer. Há ilustrações que eu posso fazer em 3 dias, já outras levam várias semanas ou até 1 mês para concluir, porque eram muito complexas e eu tive que fazê-las com calma para obter o melhor resultado”. 

O processo criativo

Fonte: Carlos Gromo/Instagram - ReproduçãoFonte: Carlos Gromo/Instagram - Reprodução

Gromo falou sobre o seu processo criativo: “Levo algum tempo para decidir, já que faço muita pesquisa em livros ou na internet para ter uma variedade de propostas e, mais tarde, escolho a que me parece mais interessante. Então eu decido isso por causa da semelhança do personagem com a pintura ou por seu tema".

A pintura não ocorre de maneira automática, mas é pensada e planejada. “Passei muito tempo fazendo esboços de composição diferentes para ter um primeiro contato com o que poderia ser assim que terminasse", explicou o ilustrador. 

Fonte: Carlos Gromo/Instagram - ReproduçãoFonte: Carlos Gromo/Instagram - Reprodução

Segundo ele, esses esboços incluem testes com "luzes, sombras e linhas de uma maneira muito esquemática e sem detalhes". Se ele percebe que precisa modificar algo, altera antes de iniciar o trabalho final. 

Gromo conclui: "Eu acho que o melhor é quando eu já fiz a arte final da linha e começo a colorir a ilustração, porque é quando eu já começo a sentir que a ilustração mudou completamente”.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: