Imagem de Jesus encontrada em madeira cortada gera polêmica

16/07/2020 às 16:002 min de leitura

Na última quinta-feira (9), trabalhadores municipais de Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul, descobriram uma imagem um tanto quanto curiosa ao podar um salgueiro. No interior de um galho de madeira estava uma imagem que parecia ser, segundo algumas pessoas, de Jesus Cristo. Contudo, Odimar Souza, funcionário público que supervisionava a operação, na região do bairro Monte Castelo, acabou levando o pedaço para a sede da empresa, onde poderia avaliá-lo melhor.

(Odimar Souza/Reprodução)(Odimar Souza/Reprodução)

Chegando lá, o funcionário tirou algumas fotos da suposta imagem de Cristo e compartilhou por meio de suas redes sociais, junto de uma relato de como tudo havia acontecido. Segundo ele, quando sua equipe cortava a árvore, um dos trabalhadores notou um desenho que se parecia com uma borboleta, mas antes que pudesse concluir o corte, a corrente da serra elétrica que utilizava quebrou. “Depois de trocar a corrente, cortamos o mesmo tronco em duas partes e foi quando essa perfeição apareceu”, escreveu na publicação.

A imagem de Jesus Cristo

Embora a imagem tenha sido descrita como uma perfeição por Odimar, a foto acabou circulando pelas redes sociais com comentários mistos. Seguidores do cristianismo afirmam que acreditam que a imagem realmente representa Jesus e que, de alguma maneira, pode ser algum tipo de mensagem enviada dos céus para garantir que Deus esteja nos vigiando durante esses tempos difíceis. “Representação perfeita! Deus se manifesta em todas as formas!”, escreveu um internauta pelo Facebook.

Outras pessoas argumentaram que trata-se de uma forma abstrata e que não dá pra ter plena certeza sobre o que ela representa. “É apenas uma mancha. Volte ao trabalho, obrigado, de nada!”, comentou um usuário da rede social. O biólogo Fabiano Izidoro, em entrevista ao portal G1, afirmou que a imagem pode estar ligada a uma possível lesão nas células desta planta durante o seu crescimento, gerando uma mancha.

"É por isso que é necessário ver onde essa planta cresceu, para saber o tipo do solo e que nutrientes absorveu", disse ele. Fabiano também disse que é possível que o salgueiro tenha absorvido elementos químicos em algum momento de sua vida. Para ele, o fato de muita gente estar enxergando a figura de Jesus Cristo no galho da árvore, se trata da pareidolia.

Além do que se vê

(Odimar Souza/Reprodução)(Odimar Souza/Reprodução)

O fenômeno da pareidolia está associado à nossa percepção das coisas, com base no que nosso cérebro já conhece e identifica. Para justificar certas imagens, associamos figuras conhecidas com simples abstrações. É que acontece quando enxergamos rostos em objetos inanimados, por exemplo.

Casos como esse foram muito divulgados durante os anos 2000, sobretudo em programas de televisão, para chamar a atenção da audiência. Muitas pessoas, que acreditavam se tratar de aparições divinas, se deslocavam em procissão para as cidades onde esses fenômenos aconteciam. 

Por enquanto, a Igreja Católica de Itaquiraí não comentou a ocorrência.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: