Fãs de Vincent van Gogh fazem campanha para salvar túmulo do artista

09/02/2017 às 12:082 min de leitura

Vincent van Gogh, como todos sabem, foi o artista holandês que deu ao mundo obras belíssimas como “Campo de Trigo com Ciprestes”, “Noite Estrelada Sobre o Ródano”, “Doze Girassóis numa Jarra” e “Quarto em Arles”. Infelizmente, suas pinturas só se tornaram famosas após a sua morte, em 1890, especialmente depois de suas telas serem expostas em Paris na virada do século 20 — mas o pintor também ficou famoso devido a outra coisinha...

Autorretrato com a orelha — ou o que sobrou dela — enfaixada

O artista passou boa parte da vida travando duras batalhas contra a ansiedade e a depressão e, em dezembro de 1888, durante uma crise, cortou a própria orelha esquerda e a entregou a uma prostituta francesa. Pois cerca de um ano e meio depois, o pintor tentou cometer suicídio disparando um tiro contra o próprio peito. Van Gogh inicialmente sobreviveu ao incidente, mas acabou falecendo em decorrência de uma infecção onde a bala ficou alojada.

Enterro

Van Gogh tinha apenas 37 anos quando morreu e foi enterrado no dia seguinte em uma modesta sepultura no pequeno cemitério do vilarejo rural de Auvers-sur-Oise. Seis meses mais tarde, seu irmão Theo — que tinha 33 anos — também veio a falecer e foi colocado ao lado do pintor. Durante esses anos todos, os dois permaneceram em paz, mas, agora, de acordo com Erin Blakemore, do portal Smithsonian.com, os túmulos precisam desesperadamente de cuidados.

Lápides dos irmãos van Gogh

Segundo Erin, em outubro de 2015, uma terrível tempestade arrasou o vilarejo, e os túmulos, que já estavam precisando de reparos — afinal, quando os irmãos foram enterrados, ninguém imaginou que van Gogh se tornaria mundialmente famoso e que o local atrairia mais de 200 mil visitantes por ano —, acabaram sendo afetadas.

Tanto que, para você ter uma ideia, depois das chuvas, o teto da igreja que abriga o cemitério desabou, e o cemitério acabou alagando. Foi então que o pessoal da ONG Instituto Van Gogh decidiu lançar um apelo aos fãs do pintor. A organização criou uma campanha com o propósito de arrecadar fundos para a realização de obras no local e espera conseguir levantar US$ 642 mil até julho deste ano.

"A Noite Estrelada"

Pois é, um bocado de dinheiro! Mas, segundo o instituto, além da necessidade de restaurar os túmulos e a igrejinha, a verdade é que atualmente o cemitério não oferece a estrutura necessária para receber tantos turistas. O projeto de reforma visa incluir um sistema de drenagem para evitar novas enchentes, a construção de banheiros públicos, a criação de uma entrada mais segura e dar uma repaginada no paisagismo.

Conforme apontou Erin, considerando a imensa contribuição de van Gogh ao mundo da arte e da cultura, o valor estimado da reforma nem é tão alto assim. E seria muito triste deixar que o local de descanso de um artista tão icônico desaparecesse por puro descaso, não é mesmo?

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: