Há uma diversidade quase ilimitada de coisas que se pode fazer com um simples lápis, indo desde fazer anotações, retratos detalhados e caricaturas até usá-los como um prático e versátil prendedor de cabelos. Ainda assim, poucas dessas atividades produzem resultados tão impressionantes quanto as esculturas de Salavat Fidai, que produz pequenas estátuas detalhadas feitas com o próprio grafite do objeto.

Residente da Rússia, o artista utiliza os lápis número 2 comuns para criar peças intrincadas em miniatura, que ele então vende pela internet e envia para qualquer lugar do mundo. Usando apenas uma lente de aumento de quatro vezes e uma pequena faca de artesanato, ele leva de 5 a 6 horas para fazer uma escultura simples e de 2 a 3 dias para produzir aquelas com traços mais complexos.

Fidai afirma que começou a fazer esse tipo de trabalho em 2014 após se inspirar nas criações de Dalton Ghetty, que é famoso por produzir peças similares. Até agora, seus trabalhos favoritos foram o Batman e o Darth Vader, mas várias outras esculturas suas já foram vendidas para residentes dos Estados Unidos, Austrália e na Europa.

O pão de cada dia

O escultor pretende criar mais obras variadas e expô-las em uma exibição, mas lamenta não poder fazer isso no momento. “Nosso povo adora arte, mas aqui na Rússia estamos em uma grande crise e isso não é uma necessidade primária para eles. Essa é a minha fonte de renda e eu não posso guardá-la para mim – tenho que vender para sustentar minha família”, disse ele ao site Pixable. Confira mais trabalhos de Fidai em seu Instagram, acessível por este link.