Mesmo que você não tenha o hábito de consultar o seu horóscopo, você certamente sabe qual é o seu signo, certo? Mas e sobre o Horóscopo Chinês, você tem ideia de como ele funciona? A verdade é que ele é bem diferente do Zodíaco, aquele que costumamos ler em jornais e revistas. No Chinês, cada pessoa é representada por um animal, que traz características — positivas e negativas — para sua personalidade.

Outra diferença com relação ao horóscopo dos astros é que, no Chinês, cada animal exerce sua influência durante um ano inteiro, enquanto os signos ficam em evidência por, mais ou menos, um mês.

Já quanto à origem, segundo a lenda, o Horóscopo Chinês surgiu depois que Buda fez uma festa de final de ano no céu e convidou todos os animais, mas apenas alguns compareceram: o Rato, o Boi, o Tigre, o Coelho, o Dragão, a Serpente, o Cavalo, a Cabra, o Macaco, o Galo, o Cão e o Porco. Para recompensar a presença, Buda deu de presente a cada animal um ano para que ele o influenciasse com sua personalidade.

Confira qual é o seu signo no Horóscopo Chinês descubra mais sobre as características do animal que corresponde ao seu ano de nascimento e como ele influencia você:

Para encontrar o seu signo, procure pelo ano de seu nascimento na tabela acima!

Rato

As pessoas influenciadas por este animal possuem bom gosto, mente afiada e adoram um desafio. Como costumam ser agradáveis, elas estão sempre rodeadas de amigos que respeitam e a quem são muito leais. Elas são generosas com quem amam e estão sempre dispostas a ajudar quem precisa, mas também conseguem defender seus interesses, principalmente quando o assunto é dinheiro. Esses indivíduos são capazes de tomar decisões certeiras, colocando a razão acima da emoção.

Boi

Os indivíduos influenciados pelo Boi são tímidos e não se abrem com facilidade, o que faz com que eles pareçam um pouco distantes. Eles podem ser quietos e não falar muito sobre o que pensam, mas não se engane, pois eles estão sempre atentos a tudo o que acontece à sua volta. Para essas pessoas, família e amigos próximos são muito importantes, e eles estão dispostos a fazer de tudo para ajudá-los e vê-los bem.

As pessoas influenciadas por este animal têm muita capacidade de ganhar dinheiro e possuem foco suficiente para superar qualquer obstáculo. O problema é que, às vezes, eles se concentram demais no futuro e se esquecem de viver o presente.

Tigre

As pessoas regidas por este animal são curiosas e adoram novidades. Elas gostam de ser o centro das atenções, o que normalmente conseguem com sua personalidade extrovertida e divertida. Também são leais, companheiras e confiam nas opiniões dos amigos para ajudá-las a tomar decisões. Admiradas por muitos, elas têm como grande característica o fato de saber reconhecer seus erros e tentar corrigi-los. Em um relacionamento, os indivíduos influenciados pelo Tigre prezam muito pelo companheirismo e, para eles, o sexo é um complemento, não prioridade.

Coelho

Cheios de amigos, as pessoas influenciadas pelo Coelho são confiáveis e sabem guardar segredos como ninguém. Além disso, elas são simpáticas e carinhosas, mas não gostam muito de expor seus sentimentos, por isso aparentam ser um pouco fechadas. Os indivíduos regidos por este animal estão sempre ligados nas últimas tendências e novidades, gostam de viajar, conhecer novas culturas e paisagens. Eles também são românticos e sonham em encontrar um companheiro fiel e amoroso.

Dragão

As pessoas influenciadas por este animal mitológico são destemidas, ousadas e cheias de energia. Elas também estão sempre de olho no futuro e vão até o fim para atingir os seus objetivos, principalmente no trabalho. Contudo, os indivíduos regidos pelo Dragão não gostam de ser criticados e, por isso, costumam guardar suas ideias para si, evitando discussões e palpites.

Sua energia está presente tanto na vida profissional quanto na pessoal, principalmente nos relacionamentos. Assim, não é à toa que, do Horóscopo Chinês, as pessoas do signo do Dragão são as mais ativas sexualmente e estão sempre procurando novidades e aventuras.

Serpente

Perspicazes, companheiras e intuitivas, as pessoas regidas pela Serpente conseguem captar as intenções dos demais e agir de acordo com o que é melhor para si. Os indivíduos desse signo também são ótimos trabalhadores e sabem chegar ao sucesso com inteligência e seriedade. Eles podem parecer arrogantes, já que andam com a cabeça erguida, mas isso é apenas sinal de autoconfiança. Outras características marcantes são a sensualidade e a vontade de explorar aventuras em um relacionamento.

Cavalo

Os indivíduos influenciados pelo Cavalo costumam ser ágeis, inteligentes e de raciocínio rápido e, como este animal forte possui grande capacidade de adaptação, os regidos por este signo detestam rotina. Eles precisam de espaço para viver a vida à sua maneira, sem julgamentos e amarras. Além disso, eles possuem certo mistério, o que atrai muitos parceiros em potencial. Nos relacionamentos, as pessoas de Cavalo preferem o jogo da conquista ao relacionamento sério, sem falar que elas podem ser voláteis e ter reações imprevisíveis.

Cabra

As pessoas deste signo são gentis, atenciosas e carinhosas e se apegam muito aos amigos e a quem amam. Elas passam uma imagem de ingenuidade, pois preferem o mundo da fantasia, mas, na verdade, são muito inteligentes e perspicazes. É importante, no entanto, que os indivíduos regidos pela Cabra tomem cuidado para não captar demais as energias negativas à sua volta, pois eles costumam ser muito abertos e suscetíveis a elas. No amor, quem é deste signo prefere relacionamentos longos a aventuras passageiras.

Macaco

Cheios de vida, adaptáveis e generosos, os influenciados pelo Macaco têm facilidade em perdoar e tratam todos com muita justiça e igualdade. Eles estão sempre em movimento, praticando esportes e vivendo aventuras, por isso prezam por sua liberdade. Toda essa energia também está presente onde as pessoas regidas por este animal não gostam. Isso quer dizer que elas podem ser explosivas e expressam seu desgosto independente de quem estiver por perto. No amor, dão muita importância ao sexo e à sensualidade.

Galo

Os indivíduos influenciados por este animal são inteligentes, metódicos e espertos, sem falar que podem ganhar dinheiro e ter sucesso em todas as áreas. O problema é que eles são perfeccionistas demais, o que pode paralisá-los, e sua autocrítica é seu pior inimigo. Entretanto, essas pessoas são fiéis e capazes de tudo para ajudar quem precisa. No amor, elas são ótimas companheiras, mas podem parecer distantes, pois têm dificuldades em expressar seus sentimentos.

Cachorro

Criatividade, beleza e harmonia são as principais características que movem as pessoas influenciadas por este animal — que adora a arte e a companhia de quem ama. Os indivíduos regidos pelo Cachorro gostam de receber os amigos em casa e são mestres em hospitalidade e afeto. Eles são sedutores, fiéis e dedicados, conquistando todos ao redor, e estão sempre em busca de uma paixão. Mas podem ser um pouco possessivos e ciumentos devido à sua insegurança.

Porco

Os demais costumam ver as pessoas do signo de Porco como misteriosas, e isso ocorre por causa de sua personalidade reservada. Afinal, elas não costumam falar de seus pensamentos a quem não confiam totalmente e, por isso, têm poucos amigos — que são para a vida toda.

Os indivíduos influenciados por este animal lidam bem com todos os problemas que se apresentam em suas vidas e não fogem de discussões, embora evitem entrar em brigas desnecessárias. Nos relacionamentos, eles demoram a se entregar, mas, quando o fazem, são calmos, tolerantes e ótimos parceiros, e o sexo é uma parte fundamental de um namoro feliz e duradouro.

***

E aí, caro leitor? Você se identificou com o seu signo do Horóscopo Chinês? Pois tire proveito de todas as suas características e as use para ter uma vida plena e mais feliz!

* Este texto é de autoria de Vera Mesquita.