NASA: nossa galáxia está envolta por halo de gás quente

26/09/2012 às 07:271 min de leitura

(Fonte da imagem: Reprodução/NASA)

De acordo com a NASA, um grupo de astrônomos encontrou evidências de que a Via Láctea está envolta por um enorme halo de gás extremamente quente, contando com milhares de anos luz de extensão e, de acordo com as estimativas, com uma massa equivalente à de todas as estrelas existentes em nossa galáxia juntas.

Os astrônomos fizeram o anúncio após avaliarem os dados coletados pelo telescópio espacial Chandra X-ray Observatory, revelando que, caso o tamanho e a massa do halo gasoso sejam confirmados, seria possível solucionar o mistério dos “bárions perdidos” que ronda a Via Láctea.

Em busca dos bárions perdidos

Segundo a agência espacial, os bárions são partículas subatômicas que compõem mais de 99,9% da massa dos átomos presentes no Universo. Entretanto, alguns estudos apontaram que a estimativa feita sobre a quantidade dessas partículas presentes em gases e estrelas na nossa galáxia contava com menos da metade dos bárions que deviam existir. O halo de gás que envolve a Via Láctea poderia explicar essa diferença nas estimativas.

Estudos anteriores já haviam apontado a existência de nuvens de gases ao redor da nossa e, inclusive, de outras galáxias, com temperaturas entre os 100 mil e 1 milhão Kelvin. Entretanto, os astrônomos calculam que o halo de gás revelado agora pode alcançar os 2,5 milhões Kelvin, ou seja, pode contar com temperaturas muito mais altas do que as encontradas na superfície do Sol.

Fonte: NASA