NASA pode ter descoberto o mais novo buraco negro da Via Láctea

15/02/2013 às 12:071 min de leitura

A agência espacial norte-americana anunciou, recentemente, que pode ter encontrado o buraco negro mais jovem da Via Láctea. Apesar de os pesquisadores ainda não estarem completamente certos da descoberta, há grandes chances de que ela venha trazer um pouco mais de luz aos estudos sobre a formação de buracos negros.

De acordo com a NASA, essa é uma descoberta atípica já pelo fato de que os restos da supernova estão sendo ejetados muito mais rapidamente do que o normal. Isso, por si só, já torna a W49B uma descoberta inédita.

Usando o telescópio espacial Chandra, os pesquisadores perceberam que essa supernova é bastante assimétrica e que apenas metade da matéria que compõe seus restos possui concentrações de ferro, enxofre e silício. Esse tipo de explosão é conhecido como supernova bipolar e, até então, não havia sido encontrado em nossa galáxia.

Normalmente, esse tipo de supernova acaba gerando uma estrela de nêutron em seu núcleo. Mas, ao procurar esse tipo de formação, a equipe de pesquisadores ficou surpresa ao descobrir que não havia qualquer coisa no centro da supernova, o que leva a crer que, em vez de uma estrela, um buraco negro acabou se formando. Se esse for mesmo o caso, os astrônomos terão a oportunidade rara de estudar a criação de um buraco negro por uma supernova no "quintal" do nosso planeta.