Astronauta ensina como fazer sanduíches no espaço [vídeo]

19/02/2013 às 09:201 min de leitura

Já postamos, anteriormente, textos que revelam alguns detalhes da rotina dos astronautas, como as adaptações necessárias para que eles possam driblar a microgravidade e ir ao banheiro, propor um brinde e se alimentar com mais naturalidade. Mas, na hora de fazer um lanchinho esperto, comer um sanduíche pode não ser tão simples como se pensa.

O astronauta canadense Chris Hadfield gravou recentemente um vídeo que mostra como essa tarefa pode ser realizada em um ambiente com gravidade reduzida. A primeira mudança na hora de montar um sanduíche de manteiga de amendoim com mel, por exemplo, é o tipo de pão utilizado.

O problema com o pão

Na Terra, quando mordemos um sanduíche feito com pão francês, por exemplo, enchemos o prato (ou o chão) de migalhas, graças à força da gravidade. No espaço, isso seria muito problemático, pois essas migalhas começariam a flutuar e poderiam até mesmo se tornar uma ameaça para a integridade dos astronautas e da própria estação.

Para evitar esse problema com migalhas voadoras, os astronautas usam tortilhas mexicanas em vez de pão, que são mais macias e não soltam pedaços pequenos ao serem mordidas. Essas tortilhas são embaladas de uma maneira especial e duram até 18 meses armazenadas.

Manteiga de amendoim e mel

A manteiga de amendoim também vem embalada de maneira semelhante e precisa apenas ter uma de suas extremidades cortada para que seja aplicada à tortilha. O mel, no entanto, continua em uma embalagem como a que usamos aqui na Terra e pode ser usado de maneira similar à nossa.

Por fim, Hadfield apresenta mais duas curiosidades. Por causa da microgravidade, a embalagem de mel não possui bolhas de ar acumuladas na parte de cima. No espaço, essas bolhas ficam no meio do líquido. Além disso, não existem pias com água corrente na estação espacial. Assim, basta usar uma toalhinha higienizadora para limpar as mãos meladas.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: