Pesquisadores negam que objeto avistado no Rio de Janeiro fosse um meteoro

19/02/2013 às 10:011 min de leitura

De acordo com uma notícia publicada pelo G1, no último domingo (17) um estranho objeto foi avistado atravessando o céu da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Segundo a publicação, quase 20 leitores entraram em contato com a redação, enviando diversos vídeos e fotografias de um suposto meteoro.

Como você pode ver no vídeo acima, publicado no YouTube, o suposto astro parece se deslocar de cima para baixo, deixando um visível rastro de fogo e fumaça durante a sua passagem. Apesar de o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais preferir não se pronunciar sobre a origem do objeto, depois de analisar uma das imagens do evento um dos pesquisadores da instituição chegou a comentar que poderia se tratar de um meteoro.

Suposto meteoro

Entretanto, após verificar os vídeos enviados à redação do G1 pelos leitores, o mesmo pesquisador descartou a possibilidade de que se tratasse de um meteoro, pois, conforme explicou, esses objetos normalmente se deslocam com velocidades muito maiores do que a do observado no Rio de Janeiro.

Já o astrônomo Fernando Roig — do Observatório Nacional —, consultado pela publicação, acredita que a teoria mais plausível é a de que o objeto fosse um avião, pois, segundo os relatos, a passagem demorou entre 5 e 10 minutos. Além disso, como o suposto meteoro foi avistado no fim do dia, é provável que o reflexo do sol tenha conferido ao rastro o tom avermelhado que pode ser visto nas imagens.

O astrônomo explicou ainda que, quando uma aeronave se encontra a uma altura na qual o ar é muito frio e seco, o ar quente e úmido que sai das turbinas sofre uma rápida condensação, formando um rastro de fumaça parecido ao que foi observado. E você, leitor, tem algum palpite sobre o misterioso objeto que foi avistado no Rio de Janeiro?

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: