Universo é 80 milhões de anos mais velho do que imaginávamos

21/03/2013 às 10:321 min de leitura

Por mais estranho que pareça, a imagem acima é um mapa e ele revela como se distribuem as micro-ondas cósmicas que foram liberadas pelo Big Bang durante a criação do nosso universo, algo que também é conhecido como radiação de fundo.

Produzida com a ajuda do telescópio espacial Planck, essa é a representação gráfica das luzes mais antigas do universo, que existem desde que ele tinha "apenas" 380 mil anos. Com a ajuda desse estudo, cientistas trouxeram novos dados ao conhecimento geral sobre o assunto.

De acordo com um artigo publicado pelo jornal The Washington Post, uma das novidades fornecidas pelo mapa diz respeito à idade do universo: se antes pensávamos que ele possuía 13,81 bilhões de anos, os dados coletados pelo Planck indicam que ele é bem mais velhinho, com cerca de 80 milhões de anos a mais.

Astrofísico da ESA conversa com a imprensa sobre as descobertas Fonte da imagem: Reprodução/The Washington Post

Além disso, o equipamento também coletou dados que atestam que o universo está se expandindo de maneira um pouco mais lenta do que imaginávamos, além de ter menos matéria escura do que esperávamos e possuir bem mais matéria comum do que aceito pela Ciência. Entretanto, os pesquisadores dizem que essas variações são insignificantes, já que os números costumam ser grandes demais.

O telescópio Planck foi enviado ao espaço em 2009 e passou mais de 15 meses coletando dados necessários para a elaboração desse mapa. As atividades do Planck devem ser encerradas no fim deste ano, quando ele ficará sem  o fluido responsável pelo resfriamento do equipamento.