Chris Hadfield já voltou à Terra e, infelizmente, não teremos mais seus relatos incríveis enviados diretamente do espaço. Em um de seus últimos vídeos sobre curiosidades a respeito da vida fora do nosso planeta, Hadfield explica como ficam nossos cinco sentidos em um ambiente com gravidade zero.

Audição

O som não é propagado no espaço, mas isso não ocorre dentro da nave, pois ele consegue ouvir tudo por ali, inclusive seu fiel companheiro de seis cordas.

Visão

Esse sentido é afetado, com certeza, já que o globo ocular dos astronautas passa por um processo de achatamento e a visão fica levemente borrada. Além disso, quando estão de olhos fechados, eles conseguem enxergar alguns raios luminosos.

Paladar

No espaço, o gosto dos alimentos é pouco sentido e Hadfield explica que é por isso que muitas comidas são apimentadas, pois o sabor forte fica um pouco mais fraco, mas não deixa de ser sentido.

Olfato

Por estarem em um ambiente livre da gravidade, o rosto fica um pouco inchado e, consequentemente, as narinas também, o que faz com que o cheiro das coisas passe despercebido pelos tripulantes.

Tato

Nesse sentido, pouca coisa muda. Hadfield comenta que os pés parecem estar supermacios, mas isso se deve ao fato de que eles não andam normalmente e, por isso, não há atrito com o chão.