5 meteoros “enxeridos” que vieram explodir aqui no nosso planeta

02/03/2016 às 06:093 min de leitura

1 – Meteoro do Atlântico Sul

No início de fevereiro, um corpo celeste — possivelmente rochoso — de aproximadamente 5 metros de diâmetro entrou na atmosfera do nosso planeta a dezenas de quilômetros por segundo. Segundo os astrônomos que investigaram o evento, conforme o objeto foi penetrando em direção à superfície, sua estrutura foi sendo pulverizada graças à ação do ar, que foi sendo comprimido e aquecido diante do meteoro.

A rocha explodiu entre 20 e 30 quilômetros da superfície e passou raspando aqui pelo Brasil, liberando uma quantidade de energia equivalente a 13 mil toneladas de TNT — semelhante à detonação da bomba atômica de Hiroshima. Por sorte, tudo aconteceu sobre o mar e, curiosamente, ninguém sequer viu o meteoro. Só ficamos sabendo de sua passagem explosiva por conta das perturbações atmosféricas que foram registradas após sua destruição.

2 – Meteoro de Chelyabinsk

Há três anos, os habitantes da região de Chelyabinsk, na Rússia, não tiveram a mesma sorte que nós, brasileiros. Na ocasião, um meteoro penetrou na atmosfera e explodiu no céu, liberando uma quantidade de energia equivalente a 500 mil toneladas de TNT — ou 30 vezes o que foi liberado quando a bomba de Hiroshima foi detonada. O evento causou danos em mais de mil residências em um raio de quase 90 quilômetros e deixou mais de mil feridos.

De acordo com as estimativas, o objeto celeste tinha 20 metros de diâmetro e viajava a uma velocidade de 20 quilômetros por segundo quando explodiu. Além disso, ele era composto por ferro, olivina e sulfitos, e as ondas de choque começaram a ser notadas a 90 quilômetros da superfície. O meteoro começou a se desintegrar quando estava a cerca de 80 quilômetros de altitude e finalmente explodiu perto de 35 quilômetros sobre Chelyabinsk.

3 Meteoro 2008 TC3

Na madrugada de 7 de outubro de 2008, um meteoro que foi batizado de “2008 TC3” penetrou na atmosfera terrestre sobre o Sudão, explodindo no céu com uma energia equivalente à detonação de mil toneladas de TNT. Segundo os cientistas que investigaram o evento, o objeto tinha 4 metros de diâmetro, pesava 80 toneladas e viajava no céu a 13 quilômetros por segundo.

O meteoro se transformou em uma enorme bola de fogo que iluminou o céu africano, e sua passagem pôde ser observada a mil quilômetros de distância do local onde ocorreu a explosão. O evento não foi tão comentado como os que descrevemos nos itens anteriores, mas teve bastante relevância científica, pois, ao contrário do meteoro de Chelyabinsk e do que caiu perto do Brasil, os astrônomos conseguiram detectar, acompanhar e estudar a chegada do 2008 TC3.

4 – Meteoro de Tunguska

Também conhecido como “Evento Tunguska”, o incidente envolvendo o meteoro que atingiu essa região russa (que fica na Sibéria) é um dos mais famosos que já foram testemunhados pelo homem. Ele ocorreu no dia 30 de junho de 1908 e resultou em uma explosão equivalente à detonação de 10 a 15 milhões de toneladas de TNT — ou mil vezes a energia liberada pela bomba de Hiroshima.

Foto clicada na região 10 anos após a explosão do meteoro

Estima-se que o meteoro de Tunguska tinha entre 50 e 200 metros de diâmetro, e que ele explodiu a uma distância entre 5 e 10 quilômetros da superfície. O evento provocou a destruição de uma área de floresta de 2 mil quilômetros quadrados coberta de árvores — muitas com 80 metros de altura —, além de abalos sísmicos que foram sentidos na Rússia, na Ásia e na Europa, e ondas de choque que se propagaram pela região. Milagrosamente, nenhuma vítima foi registrada.

5 – Meteoro de Barringer

A cratera que você pode ver na imagem logo abaixo, conhecida como Cratera de Barringer, é resultado do que acontece quando, em vez de um meteoro explodir na atmosfera, ele consegue manter parte de sua integridade física e colide contra a superfície da Terra.

A cratera fica no deserto do Arizona, nos EUA, e tem 170 metros de profundidade e 1,2 mil metro de largura. Estudos apontaram que ela foi provocada pelo impacto de uma rocha celeste com cerca de 50 metros de diâmetro há 50 mil anos — ou seja, quando não existiam humanos na região — que atingiu a superfície com uma velocidade de 13 quilômetros por segundo e liberou uma energia equivalente à explosão de 10 megatons de TNT.

Você se recorda de mais eventos provocados pela explosão ou pelo impacto de rochas celestes aqui na Terra? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: