Confira quais serão os principais eventos celestes de março

04/03/2016 às 05:562 min de leitura

Você é do tipo que curte ficar por dentro de eventos celestes como trânsitos planetários, chuvas de meteoros e passagens de rochas espaciais pela vizinhança da Terra? Pois, o mês de março será relativamente agitado, já que devem ocorrer dois eclipses, e Júpiter parecerá mais brilhante do que o normal no céu noturno. Anote aí na sua agenda!

No dia 9 de março ocorrerá um eclipse total do Sol, mas, infelizmente, quem reside aqui no Brasil só poderá acompanhar o evento pela internet — um dos canais que estará transmitindo o eclipse em tempo real é o Exploration, e você pode acessá-lo através deste link. E por que é que nós brasileiros azarados vamos ficar fora dessa?

Alinhamento desfavorável

Como você sabe, os eclipses solares acontecem quando a Lua fica interposta entre a Terra e o Sol, “cobrindo” a sua luz. Na semana que vem, quando esse alinhamento acontecer, o Brasil estará do lado errado do planeta. O eclipse começará sobre a Micronésia no início da manhã, e se deslocará no sentido nordeste pelas próximas três horas aproximadamente, passando sobre Bornéu e, depois, sobre Papua Nova Guiné e, então, seguirá pelo Pacífico. Veja na animação:

Algumas partes do mundo poderão assistir ao eclipse parcialmente, como é o caso da região norte da Austrália, partes da Ásia, do Pacífico, incluindo o Havaí, Guam e partes do Alasca. Mas, aqui no Brasil, só pela internet mesmo. Snif, snif...

Oposição planetária e evento lunar

Também no dia 8 de março, Júpiter estará no que os astrônomos chamam de oposição, ou seja, o nosso planeta estará entre ele e o Sol, o que facilitará a observação do nosso vizinho distante no céu noturno. Isso acontece porque, no período de oposição, Júpiter fica um pouco mais próximo da Terra e, portanto, mais brilhante aos nossos olhos.

Júpiter poderá ser facilmente observado a olho nu mesmo, mas se você tiver um bom par de binóculos ou até um telescópio, é possível que você inclusive consiga ver suas luas. Para encontrá-lo no céu, lembre-se de que ele pode ser visto nas primeiras horas da manhã “nascendo” no leste, alto no céu à meia-noite, e se “pondo” no oeste no fim dia.

Mais para o final do mês, no dia 23 de março, ocorrerá um eclipse lunar penumbral — que acontece quando a Lua entra na região de penumbra da Terra, ficando coberta pela sombra do nosso planeta. Com isso, o satélite se torna menos brilhante no céu, mas, como a variação é bem súbita, muita gente sequer percebe que o eclipse está acontecendo. Contudo, ao contrário do evento solar, o lunar será visível em toda a América do Sul.

Qual é o seu evento celeste favorito? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: