7 coisas que podem acontecer no seu corpo se você cortar o álcool

02/05/2019 às 02:312 min de leitura

1. Você vai dormir melhor

Um estudo recente mostrou que beber álcool antes de dormir aumenta o nível de ondas alfas no cérebro. Esse tipo de atividade é comum quando você está descansando, porém acordado. O resultado disso é que seu sono alcoolizado tende a ser mais interrompido. “Mas Mega, depois de beber eu capoto na cama. E aí?”. Então, outro estudo mostra que, apesar de isso realmente acontecer em um primeiro momento, a tendência é de que o sono seja mais instável. Por isso, cientistas dizem que evitar o álcool trará uma noite de sono melhor. E, como consequência, você notará melhoras no humor, na concentração e no desempenho no dia seguinte.

Noites mais bem dormidas melhoram sua disposição

2. Você vai comer menos

Uma pesquisa mostrou que a ingestão de álcool deixa nossos sentidos à flor da pele, e que isso faz com que tenhamos mais vontade de comer. Um estudo feito com mulheres mostrou que aquelas que consomem álcool à noite ingerem até 30% a mais de comidas à noite do que mulheres que não beberam nada. Ou seja, se você estiver pensando em emagrecer, uma boa tática é evitar ficar de porre.

O álcool te deixa com mais vontade de comer

3. Você vai sentir mais vontade de comer doce

Agora, um alerta: não adianta substituir um vício por outro. E é isso que pode acontecer se você parar de beber, já que algo vai precisar lançar dopamina na sua corrente sanguínea. Esse medidor químico da “recompensa” é bastante ativado com ingestão tanto de álcool quanto de açúcar. Por isso, é possível que sua necessidade de comer substâncias doces aumente. Isso também explica como muita gente sente a necessidade de comer algo docinho depois de beber algum drink.

Você poderá sentir compulsão em comer doces

4. Seu peso pode diminuir

Como falamos mais acima, o consumo de álcool eleva sua vontade de comer e tem relação com o consumo de doce. Cortando as bebidas, você pode diminuir a ingestão de alimentos – só não caia na furada de substituir os drinks por doces. Além disso, as próprias bebidas contêm uma grande quantidade de calorias. Ao parar com o álcool, você pode dimunir sem nem notar.

Cortar álcool poderá fazer você diminuir de peso sem nem reparar

5. Sua pele vai melhorar

Quem bebe frequentemente sabe dos efeitos diuréticos do álcool: quanto mais você bebe, mais você urina. O álcool também diminui o hormônio antidiurético, que é o responsável por reter a água no corpo. Assim, quando você para de beber, seu corpo passa a normalizar a quantidade de água dentro dele. Dessa forma, a pele fica menos ressecada e com uma aparência mais saudável.

Sua cútis vai ficar melhor

6. Você vai ter mais dinheiro no bolso

Tirando as poucas festas open bar para as quais você é convidado, beber custa caro. Se você escolhe drinks refinados, você vai gastar muito. Se você vai para o lado mais econômico, acaba ficando bêbado e gastando muito também. Por isso, coloque na ponta do lápis o quanto você economizaria no final do mês se cortasse os porres diários.

Sua carteira vai ficar recheada por mais tempo

7. O risco de câncer vai diminuir, mas o de doença cardíaca pode aumentar

O álcool está associado a um aumento no risco de câncer de fígado, boca, mama, cólon e reto. Parar de beber vai fazer com que esse risco diminua na sua vida. Entretanto, vários estudos apontam que beber moderadamente pode reduzir a probabilidade de desenvolver um problema cardíaco. Logo, se você parar de beber, as chances de morrer do coração aumentam. Faça sua escolha. Mas leve todos os prós e contras em consideração.

O que você prefere?

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: