Ressacas não só causam dor de cabeça, mas também emburrecem

08/08/2013 às 13:471 min de leitura

Além de náuseas e dor de cabeça, novas pesquisas indicam que ressacas podem fazer com que você emburreça. Estudiosos descobriram que a ressaca – como é chamado o conjunto de sintomas sentidos por alguém depois que os níveis de álcool no sangue retornam a zero – prejudica funções cerebrais.

“Os sintomas de uma ressaca alcoólica não são apenas fisiológicos. Eles afetam o funcionamento cognitivo e o humor, além de gerar outra consequências indesejáveis”, explicou ao jornal inglês The Telegraph a Drª Lauren Owen, do Centro de Psicologia da Universidade de Keele, no Reino Unido.

Enquanto a ressaca ainda não é completamente compreendida pelos cientistas e acredita-se que ela seja um dos sintomas da desidratação causada pelo álcool, componentes químicos das bebidas podem ter alguma responsabilidade nos efeitos.

O principal álcool encontrado nas bebidas é o etanol, que é quebrado pelo organismo em um componente chamado acetato, o qual pode ser enfim expelido pelo corpo. No entanto, durante este processo, o etanol se torna em uma molécula tóxica chamada acetaldeído. Além disso, moléculas orgânicas complexas também podem ser encontradas em bebidas alcoólicas mais escuras – o que pode ser uma possível explicação para o fato de a ressaca de whiskey ser mais severa que a de vodka.

As descobertas da Dr.ª Owen ainda estão em estágio preliminar, mas os resultados obtidos até o momento indicam que aquilo que os psicólogos chamam de “memória de trabalho” é o fator mais afetado pela ressaca.

De acordo com os primeiros experimentos, participantes com ressaca chegaram a ter queda de desempenho da memória de trabalho de entre 5 a 10%, além de aumento de 30% na realização de erros.

Simultaneamente, o tempo de reação também foi maior para esses participantes. No caso, jovens na faixa de 20 anos com ressaca apresentaram tempos de reação semelhantes aos de pessoas na faixa dos 40 anos. E agora, será que dá para compensar as perdas com os efeitos da cerveja?

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: