Você já acompanhou o processo de produção de cerveja? Visitou uma fábrica ou conheceu uma cervejaria artesanal?  Há várias etapas no processo de preparação da bebida: maltagem, brassagem, lavagem, fervura, fermentação, maturação e filtragem.

De uma maneira geral, o conceito de fabricação é converter uma fonte de amido em um líquido açucarado chamado mosto e depois converter o mosto em uma bebida alcoólica através de um processo de fermentação efetuada por leveduras.

Nas primeiras etapas são extraídos os açúcares e os amidos do grão pela germinação e secagem em forno. Em seguida, o malte é moído, depois misturado à água quente em uma conversão chamada de sacarificação. O resultado dessa fase de brassagem é um líquido rico em açúcar ou "mosto", que é então fervido e filtrado.

Na parte final de produção, o composto passa pelo processo de fermentação. É durante essa etapa que os açúcares obtidos a partir do malte são metabolizados em álcool e dióxido de carbono com o uso de leveduras, e o produto ganha finalmente o corpo de cerveja.

A fermentação acontece em tanques que podem ter todos os tipos de formas, desde enormes cilindros cônicos até tonéis de madeira. No vídeo abaixo, podemos ver seis dias desse lento processo de fermentação comprimidos em alguns segundos.

O material é da cervejaria americana Sierra Nevada, fundada em 1980 no estado da Califórnia.