publicidade

9 verdades e 1 mito em Biologia

24/04/2017 às 10:013 min de leitura

Você deve estar acompanhando — ou até ter participado — do desafio “9 verdades e 1 mito”, que está rolando nas redes sociais, certo? Pois nós aqui do Mega Curioso resolvemos seguir a corrente, mas fazer de uma forma educativa! Aqui vão 9 fatos e 1 mentirinha a respeito de conhecimentos biológicos. Além de apresentá-los a você, ainda daremos uma pequena justificativa para cada um.

Assim, não se esqueça de que há apenas um mito... Olhe a lista a seguir por um tempo e depois confira as justificativas abaixo. Só não vale colar, hein!

  • 1 – Plantas sentem cheiros e enxergam mais cores que os humanos.
  • 2 – A maioria dos animais viventes tem esqueleto feito de açúcar.
  • 3 – A partir da análise de poucos fios de cabelo, é possível saber o sexo, a idade, o histórico de uso de drogas, IMC e a origem de uma pessoa.
  • 4 – Abelhas, ursos polares e pandas estão ameaçados de extinção.
  • 5 – As aves são o que sobraram dos dinossauros.
  • 6 – A maior relação pênis/tamanho corporal é das cracas. Esses crustáceos têm o pênis oito vezes maior que o corpo.
  • 7 – Os seres humanos nunca conviveram com os grandes dinossauros, mas as minhocas e os caracóis sim.
  • 8 – A língua dos morcegos é tão grande que se prende ao osso esterno (no peitoral). Além disso, os morcegos que usam a ecolocalização enxergam justamente estalando a língua.
  • 9 – As fezes também podem se tornar fósseis. O que é ótimo para estudar a dieta dos animais extintos.
  • 10 – Plantas criadas em um ambiente que toque música clássica crescem melhor e mais saudáveis do que as plantas que crescem em um ambiente tocando rock.

Agora que já tem sua opinião, vamos às respostas!

1 – Verdade!

Você contava com isso?

As plantas conseguem perceber moléculas no ar e reagir a elas. É por isso que isolá-las em um compartimento causa seu amadurecimento, por exemplo. É uma resposta a um gás chamado etileno. Também se sabe que as plantas têm muito mais receptores de luz que os humanos e, portanto, “enxergam” mais cores.

2 – Verdade!

Esse é o exoesqueleto de uma tarântula

A maioria das espécies de animais que habitam hoje a Terra pertence ao grupo dos artrópodes. Neste grupo estão incluídos, por exemplo, os insetos, os aracnídeos, os crustáceos, as lacraias e os gongolos. Todos os animais desse conjunto apresentam um esqueleto externo formado por quitina, um tipo de açúcar.

3 – Verdade!

Os fios podem revelar muito mais do que você imagina

A partir da análise da queratina que constitui o cabelo, é possível deduzir informações como o sexo, a idade, os hábitos alimentares, o histórico de uso de drogas, IMC e até o lugar de origem de uma pessoa.

4 – Verdade!

Perigando

Embora os motivos sejam diferentes — entre eles as mudanças climáticas, a atividade humana e alguns outros fatores —, as abelhas, os ursos polares e os pandas estão, infelizmente, vulneráveis e seriamente ameaçados de extinção.

5 – Verdade!

Quem diria... as galinhas são descendentes dos tiranossauros

Por incrível que pareça, nem todos os dinossauros foram extintos. Os pequenos dinossauros conseguiram sobreviver e deixaram os descendentes que hoje chamamos de aves.

6 – Verdade!

Sim! Essa coisa espinhenta na imagem é um pênis

A craca não é o animal com o maior pênis. Nesse caso, quem vence é a baleia azul! No entanto, as cracas saem na frente no quesito tamanho do pênis em comparação com o tamanho do corpo.

7 – Verdade!

Os grandalhões desapareceram muito, muito antes de os humanos aparecerem por aqui

Os grandes dinossauros foram extintos há cerca de 65 milhões de anos, enquanto a espécie humana — como conhecemos hoje — surgiu cerca de 200 mil anos atrás, no máximo. Minhocas e caracóis, no entanto, são grupos mais antigos e algumas espécies conviveram com os dinossauros.

8 – Verdade!

Bat-papo

A língua dos morcegos é bastante grande e eles usam o sonar através do eco do som que eles emitem estalando esse órgão. É assim que aqueles que não têm olhos bem desenvolvidos fazem o reconhecimento do ambiente ao seu redor.

9 – Verdade!

Cocôs fossilizados

Os coprólitos são fezes que passaram pelo processo de fossilização e carregam em si partes dos alimentos que o animal que o deixou ingeria. Assim, os cientistas conseguem traçar até mesmo perfis de cadeias alimentares com essas informações.

10 – Finalmente, o mito!

Balela

Embora alguns experimentos no passado tenham tentado demonstrar o efeito da música no crescimento e desenvolvimento das plantinhas, foi descoberto mais recentemente que a música em si não faz diferença nenhuma. No máximo, as ondas sonoras e seu impacto e temperatura podem afetar os vegetais, mas aí independe do estilo musical.

*Este texto é de autoria de Marcus Cattem, professor de Ciências e Biologia. Valeu, Marcus!

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: