Veja as fotos de alguns dos lagos mais cristalinos do planeta Terra

05/07/2013 às 11:213 min de leitura

Espalhados pelo mundo existem inúmeros tipos de lagos com águas cristalinas, praticamente intocadas pelos homens. Normalmente localizados em regiões mais remotas e pouco habitadas, o entorno desses lagos translúcidos é tão belo quanto eles próprios, formando paisagens e combinações impressionantes.

Veja uma pequena seleção de alguns dos lagos mais limpos e bonitos do planeta. Localizados nos países da Nova Zelândia, da Eslovênia, dos Estados Unidos e do Brasil, eles são legítimas pérolas da natureza. Confira algumas informações sobre eles:

1 - Blue Lake, Nova Zelândia

Considerado por muitos como o lago mais cristalino do mundo, o Blue Lake está localizado na Ilha Sul da Nova Zelândia. O grau de transparência da água é altíssimo, podendo passar, em certos pontos, de 70 metros de profundidade. Cercado por montanhas, o lago é alimentado por outro lago e pelo gelo dos picos, capaz de criar um sistema de filtragem natural.

O local é sagrado para os Maoris, os indígenas do país, e uma das tribos foi consultada pelos neozelandeses para liberar o espaço para fotografias e estudos (ele foi recentemente descoberto). O Blue Lake está mais de 1,2 mil metros acima do mar e é protegido pela guarda florestal do país.

Fonte da imagem: Reprodução/The GuardianFonte da imagem:Reprodução/The Guardian

Fonte da imagem: Reprodução/The Guardian

2 - Lago Wakatipu, Nova Zelândia

O Lago Wakatipu também está localizado na Ilha Sul da Nova Zelândia, porém do lado oposto do Blue Lake. Com mais de 80 quilômetros, esse lago cristalino é cercado por altíssimas montanhas e pela pequena cidade de Queenstown.

Em certas regiões, ele passa de 100 metros de profundidade, possuindo um ecossistema bastante dinâmico e capaz de abrigar inúmeras espécies aquáticas. O nome Wakatipu, originalmente Maori, quer dizer algo como "Baía Crescente".

Fonte da imagem: Reprodução/New ZealandFonte da imagem: Reprodução/New ZealandFonte da imagem: Reprodução/New Zealand

3 - Lagos Bohinj e Bled, Eslovênia

A Eslovênia possui dois dos mais famosos e charmosos lagos do mundo: o Lago Bohinj e o Lago Bled. Ambos estão situados nos Alpes Julianos, bastante próximos um do outro. Eles possuem pequenas construções de igrejas e pontes, garantindo um charme romântico aos lugares.

As águas cristalinas não são tão fundas, porém refletem toda beleza dos Alpes Julianos. Tanto o Bohinj como o Bled são bastante isolados, sem grandes centros por perto – fato que proporciona maior calmaria aos espaços. O Lago Bled, especificamente, é o queridinho dos eslovenos, pois possui uma ilha no interior com uma construção de um pequeno castelinho. Já o Bohinj possui uma paisagem espetacular, cercado por íngremes montanhas.

Fonte da imagem: Reprodução/Best TourismFonte da imagem: Reprodução/Best TourismFonte da imagem: Reprodução/Field Notes

4 - Crater Lake, Estados Unidos

O Crater Lake, ou "Lago Cratera", está localizado no Estado de Oregon, nos Estados Unidos. A transparência de suas águas é adquirida pelo isolamento geográfico, já que ele é cercado por grandes montanhas e é alimentado somente pelo derretimento do gelo. O local foi formado pela erupção do Vulcão Mazama há mais de 7 mil anos.

Hoje, o Vulcão Mazama dorme tranquilamente perto das águas do Crater Lake. Dentro do lago, há uma pequena ilha chamada "Ilha do Feiticeiro", com algumas árvores próprias. O lago possui cerca de 10 quilômetros de extensão e, em certos pontos, mais de 350 metros de profundidade – ele é o maior lago dos Estados Unidos e um dos maiores da Terra.

Fonte da imagem: Reprodução/WikipédiaFonte da imagem: Reprodução/WikipédiaFonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

5 - Gruta do Lago Azul, Brasil

O Brasil também possui um representante impressionante, por mais seja bem menor se comparado aos lagos apresentados. Esse belíssimo lugar está localizado na Gruta do Lago Azul, na região de Bonito, no Mato Grosso do Sul. A profundidade estimada é de 90 metros e ninguém sabe com precisão com que águas o lago é alimentado – calcula-se que por correntes subterrâneas.

O local, quando descoberto, tinha uma grande quantidade de fósseis de mamíferos hoje extintos, como o tigre-dentes-de-sabre e a preguiça-gigante. Essa gruta de águas translúcidas com certeza merece um passeio, já que está mais próxima de nós.

Fonte da imagem: Reprodução/Ecoturismo em BonitoFonte da imagem: Reprodução/Renato Grimm

E você, conhece mais lagos bonitos e de águas claras? Os que mostramos foram só alguns dos exemplos, existem muitos outros espalhados por aí. Se souber de outros, conte para nós!

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: