Por que nós temos pelos?

30/07/2019 às 12:301 min de leitura

Fato: nós possuímos tantos folículos capilares quanto um macaco. É bem sabido que a maior parte deles é geralmente pouco visível em condições normais, mas isso leva à pergunta: por que alguns ainda restaram visíveis, como os cabelos, as sobrancelhas e os “pelos em lugares engraçados”? A ciência tem alguns palpites bem razoáveis.

Conforme explicou um vídeo recentemente postado pelo site BuzzFeed, há de fato várias funções que podem ser associadas a porções específicas de pelo espalhadas pelo corpo. Os cabelos, por exemplo, servem tanto para a regulação térmica — proteção contra os raios solares e contra baixas temperaturas — quanto para nos “fazer parecer sexy”. Isso de uma forma científica, vale acrescentar.

Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

Já os pelos pubianos são um atestado inconfundível de que o corpo se encontra sexualmente maduro — servindo, portanto, para atrair o sexo oposto (ou não). As sobrancelhas, por sua vez, são principalmente associadas a duas funções: proteção contra o suor que escorre pela testa e comunicação. A expressão de surpresa não seria a mesma sem elas, é claro. Há também os cílios que, tal como os bigodes dos gatos, são incrivelmente sensíveis ao toque.

Uma dúvida adicional...

Quem nunca se perguntou o porquê de certos pelos não continuarem crescendo indefinidamente — talvez formando algumas tranças bizarras? A ciência também explica. Basicamente, certos pelos são programados para crescer apenas durante determinado período, quando então acabam por cair. E é por isso que não há pelos pubianos com rastafári — ainda bem.

*Publicado originalmente em 11/03/2014.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: