Conheça 5 fatos bem interessantes sobre os lagos

07/01/2015 às 08:342 min de leitura

Eles são recursos naturais surpreendentes e que causam grande fascinação. Formados a partir de água da chuva, curso de rios e geleiras ou nascentes locais, os lagos são paisagens impressionantes e que costumam causar curiosidade nas pessoas, visto que suas características costumam variar de um lugar para outro.

Com exceção dos rios, córregos, geleiras e subsolo, são nos lagos que encontramos a água doce do mundo. Entretanto, existem mais informações misteriosas sobre essas fontes de água do que nós podemos imaginar. A gente traz 5 fatos bem legais sobre os lagos para que você conheça um pouco mais sobre essas depressões terrestres e se impressione com elas.

Como um passe de mágica

Pode parecer estranho, mas os lagos podem desaparecer de uma hora para outra, bem como podem surgir da mesma forma. Por exemplo: um novo lago surgiu repentinamente na Tunísia em agosto de 2014 e, nas regiões da Rússia e Alasca, esses recursos estão secando por causa das temperaturas muito elevadas.

Mais para cima

Existe lagos espalhados em todos os lugares do mundo, inclusive nos países tropicais, mas a maioria deles se encontra ao Norte, principalmente no Canadá, Rússia, Alasca, Suécia e Finlândia. Isso acontece porque nesses lugares existe menos terra do que ao sul graças ao posicionamento tectônico dos continentes. Isso fez com que a massa terrestre no hemisfério norte fosse menor.

Pequenos no tamanho, grandes na importância

Os lagos têm uma importância fundamental no mundo e você sabia que existem cerca de 117 milhões deles espalhados pelo planeta, com exceção da Groenlândia, Mar Cáspio e Antártida? A quantidade é grande, embora a extensão desses recursos não seja muita: cerca de 90 milhões deles são menores que dois campos de futebol.

Extensão das linhas costeiras dos lagos do mundo

Vamos supor que fosse possível colocar em uma reta todas as linhas costeiras dos lagos do mundo inteiro. Então, teríamos uma extensão 250 vezes maior do que o comprimento da linha do Equador (que mede nada menos do que 12.756 quilômetros). No total, daria aproximadamente 3.189.000 quilômetros de distância.

Herança da Era Glacial

Você sabia que 85% dos lagos se encontram a pouco menos do que 500 metros acima do nível do mar? Existem duas grandes razões para essa baixa altitude: a primeira é que as montanhas restringem esses recursos naturais e a segunda é herança da idade do gelo: os países com maior número de lagos tinham grandes geleiras planas nessa época.

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: