Ave com jeito de punk é o ancestral mais antigo dos pássaros modernos

06/05/2015 às 12:161 min de leitura

Há cerca de 130 milhões de anos a Terra era dominada por dinossauros, dos menores e inofensivos até os gigantes carnívoros e herbívoros. Também voavam pelo planeta, nessa época, os primeiros exemplares de animais que podemos considerar ancestrais dos pássaros modernos, aqueles que conhecemos hoje em dia.

Um fóssil encontrado na região da bacia de Sichakou, em Hebei, noroeste da China, revelou mais uma espécie de ancestral do pássaro moderno, cerca de 5 a 6 milhões de anos mais antigo do que o que se conhecia até então.

Chamado Archaeornithura meemannae, o “tatatatataravô” das aves de hoje tem muita coisa em comum com seus descendentes, como o corpo todo coberto de penas com exceção das patas inferiores, provavelmente por habitar áreas alagadas e caminhar nas partes rasas, mas também possui características bastante primitivas para um pássaro, como as garras em suas mãos (asas). Além disso, o Archaeornithura possuía um belíssimo penteado moicano, como podemos ver na ilustração que representa a aparência possível da ave.

Galeria 1

De dinos a pássaros

Essa descoberta joga uma luz numa área com poucas revelações na arqueologia: a passagem dos pássaros primitivos para os modernos. Existe bastante material para estudo sobre como as aves antigas evoluíram de antepassados comuns com os dinossauros, porém o passo seguinte ainda é bastante obscuro.

Segundo os pesquisadores, a descoberta desse fóssil indica que muitos outros ainda mais antigos poderão ser encontrados, pois ele apresenta um desenvolvimento já bastante avançado em relação a fósseis mais antigos. Ou seja: outros elos perdidos podem estar prestes a serem encontrados.