Após esperar 69 anos, experimento funcionou pela primeira vez na Irlanda

18/07/2013 às 11:091 min de leitura

Você já ouviu falar da Trinity College? Ela é uma universidade que fica em Dublin, na Irlanda, e foi fundada em 1592, quando o país ainda fazia parte do Reino Unido — a instituição é a mais famosa da ilha e fica bem no centro da capital, ocupando um espaço de 190.000 m². Entre as atrações desse imenso centro de ensino está a biblioteca local, com um acervo de mais de 4,5 milhões de livros, sendo considerada uma das maiores do mundo. Algumas cenas da série de filmes de Harry Potter foram feitas nessa biblioteca.

E foi lá na Trinity College que uma das experiências mais longas de todos os tempos acabou de dar certo, pela primeira vez desde que teve início, em 1944. Você não leu errado: o teste começou há longos 69 anos.

Estado físico

A biblioteca da Trinity College Fonte da imagem: Reprodução/BlogHit

Mas afinal, que tipo de experiência pode levar tanto tempo assim para ficar pronta? Antes da resposta, outra pergunta: você já ouviu falar de betume? Trata-se de uma substância superviscosa, cuja forma física é estudada há muito tempo. A ideia é provar que o betume é, de fato, líquido, embora não seja de fácil manutenção, como a água.

Para isso, muitos cientistas ao redor do mundo já iniciaram algumas experiências simples, que suspendem o betume a certa altura até que alguma gota dele caia. O problema é que essa substância demora anos para derrubar uma gota e, quando isso acontece, nem sempre existe alguém por perto. Só para que você tenha ideia, essa substância é 2 milhões de vezes mais viscosa que o mel.

Alguns espertinhos em Dublin resolveram filmar a experiência, que estava em “observação” há quase 70 anos e, no último dia 11, a queda de uma gota de betume foi registrada às 17 horas do horário local. Agora está provado: ele é líquido. Confira o vídeo abaixo, que registra o exato momento da queda:

Imagem

Últimas novidades em Mistérios

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: