10 dos festivais mais bizarros do mundo

07/07/2014 às 07:434 min de leitura

É bastante comum no Brasil os diversos festivais regionais que acontecem em muitos estados, geralmente envolvendo gastronomia ou agropecuária — como festa do vinho, da uva, do morango, das flores, do frango, do boi, do porco no rolete —, ou de música, teatro, dança, quadrinhos, cinema etc.

No mundo inteiro, essas festas e festivais agitam capitais e cidadezinhas de interior por alguns dias, fazendo a alegria de muita gente. No entanto, existem algumas dessas comemorações que saem do lugar comum e celebram outros temas ou produtos, que podem ser um tanto estranhos. Confira abaixo os 10 festivais mais bizarros do mundo e anotem as datas!  

1 – Festival do Testículo - Clinton, Montana (EUA)

Thrillist

Próxima edição: de 30 julho a 3 de agosto de 2014

Top esquisitice: o concurso de quem come mais testículos (provavelmente de boi) é exatamente como anunciado: os competidores têm quatro minutos para mandar garganta abaixo o maior número possível das gônadas animais fritas.

O fator estranho: carinhosamente chamada de Testy Festy, esta ode anual à anatomia masculina animal é totalmente insana, e inclui desde o concurso citado acima até uma corrida de triciclo com homens de cueca.

2 – Dias dos Mortos Congelados - Nederland, Colorado (EUA)

Próxima edição: de 13 a 15 de março de 2015

Top esquisitice: a festa acontece no final do inverno, quando a neve ainda existe nessa cidade do estado do Colorado. A atração principal do festival é a corrida em que equipes de seis pessoas carregam um caixão em pistas de obstáculos cheias de lama e gelo. Um dos membros da equipe deve ficar dentro do caixão se fazendo de cadáver para deixar tudo mais mórbido.

O fator estranho: o motivo pelo qual o festival foi criado já é esquisito. Ele começou como uma comemoração a morte do avô de um dos organizadores (cujo corpo é mantido congelado em nitrogênio líquido há 25 anos). Entre as outras atrações da festa, ainda existem o mergulho polar, concurso da camiseta congelada, desfile de carro funerário e arremesso de salmão.

3 – O Festival do Pênis de Aço - Kawasaki, Japão

Próxima edição: 05 de abril de 2015

Top esquisitice: só o nome do festival já uma esquisitice à parte, mas a festa ainda tem como ponto alto um desfile de um pênis de madeira cor-de-rosa de quase dois metros de comprimento até o Santuário Kanamara, seguido por um cortejo de homens e mulheres carregando outros “falos” de madeira menores.

O fator estranho: uma lenda japonesa conta que essa comemoração começou por volta do século 17, quando as prostitutas rezavam por proteção contra doenças sexualmente transmissíveis. Então, para todos os lados que as pessoas olhem no festival existem pênis em bonecos, produtos, chapéus, fantoches, comidas e muitos outros itens.

4 – Festival do OVNI - Roswell, Novo México (EUA)

Edição mais recente: de 03 a 06 julho de 2014

Top esquisitice: muitos ufólogos “aterrissam” nesta cidade do deserto para debater a experiências extraterrestres e para oferecer sua opinião sobre tudo que o assunto abrange, desde abduções até os misteriosos círculos em plantações.

O fator estranho: Em 1947, um suposto disco voador caiu em uma fazenda a cerca de 50 quilômetros ao norte de Roswell, no Novo México. Agora a cidade se transforma todo ano para comemorar o mais famoso incidente OVNI do mundo. Os eventos incluem ainda a Corrida Alien de cinco quilômetros, uma parada de luzes estilo “disco voador” e o festival de cinema CosmiCon.

5 – El Colacho - Castrillo de Murcia, Espanha

Próxima edição: 07 de junho de 2015

Top esquisitice: esse festival talvez seja um dos mais estranhos. Nele, homens saltam sobre bebês deitados em colchões. Mas, para que finalidade?

O fator estranho: segundo as tradições, é como um exorcismo infantil e que acontece há muitos séculos. Na aldeia espanhola de Castrillo de Murcia, os homens se vestem de vermelho e amarelo, empunhando chicotes e cassetetes, e saltam sobre os bebês desde 1620. De acordo com as crenças, seus atos acrobáticos são feitos para livrar os pequenos de espíritos malignos.

6 – Go Blonde - Riga, Letônia

Próxima edição: de 24 a 25 de julho de 2014

Top esquisitice: basicamente, o festival foi criado para reunir milhares de loiras para trocas de dicas sobre os melhores produtos para platinar os cabelos, além de competições de sósias de Marilyn Monroe.

O fator estranho: qual a melhor maneira de agitar uma pequena cidade e impulsionar uma economia lenta do que uma multidão de loiras de biquíni? Em 2009, isso era exatamente o que os letões estavam pensando. Agora, anunciado como o maior festival de loiras do mundo, a celebração possui também festas na praia e um desfile de motos da Harley Davidson.

7 – O Grande Festival de Mosquito do Texas - Clute, Texas (EUA)

Próxima edição: de 24 de 26 julho de 2014

Top esquisitice: Nem todos os mosquitos picam e chupam sangue. Esse aí da foto, por exemplo, é o Willie, um mosquitão inflável de quase oito metros de altura com chapéu e botas de cowboy, que é a mascote do festival.

O fator estranho: a cidade de Clute optou por abraçar de forma bem-humorada o péssimo título de ser a capital com mais mosquito no mundo, dedicando um dia aos seus incômodos sugadores de sangue. Com esse tema, o festival inclui ainda shows de música country e um concurso do mosquito mais sexy com quem tem as pernas mais magrinhas parecidas com a de um pernilongo. Será que o prêmio é um ano de repelente grátis?

8 – Festival de Música Debaixo D’água - Big Pine Key, Flórida (EUA)

Próxima edição: de 11 a 12 de julho de 2014

Top esquisitice: músicos mergulhadores se mandam para debaixo d'água com instrumentos musicais “náuticos” para fazer um som aquático.

O fator estranho: apenas uma plateia seleta, também de mergulhadores, pode desfrutar de quatro horas de música aquática nesse festival. Entre os hits mais esperados está "Yellow Submarine", dos Beatles.

9 – Festival do cogumelo Humungus fungus - Crystal Falls, Michigan (EUA)

Próxima edição: de 07 a 10 de agosto de 2014

Top esquisitice: apesar de ter o cogumelo como tema da festa, as comemorações não envolvem nenhum chá alucinógeno. Porém, você vai encontrar a maior pizza de cogumelos do mundo.

O fator estranho: em uma saudação a um fenômeno da botânica, a cidade de Crystal Falls dedicou um dia ao Armillaria galica, um fungo gigantesco que ocupa cerca de 153.500 metros quadrados, tem 1.500 anos de idade e pode pesar mais de 100 toneladas.

10 – Cheung Chau Bun Festival - Cheung Chau, de Hong Kong

Próxima edição: de 22 a 26 de maio de 2015

Top esquisitice: nesse festival, “montanhistas” escalam uma torre de 15 metros coberta com pãezinhos. Eles têm que pegar o maior número possível de pães envoltos em pacotinhos de plástico em apenas três minutos.

O fator estranho: a ilha de Cheung Chau faz essa festa anual como uma forma agradecimento à divindade que salvou sua população de uma praga há cerca de 100 anos atrás. As comemorações ainda trazem um estranho desfile de crianças suspensas no ar, caminhantes em pernas de pau e acrobatas.

Imagem

Últimas novidades em Mistérios

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: