Conheça as sereias de Fiji e reveja seus conceitos sobre criaturas míticas

30/05/2015 às 11:512 min de leitura

O mito das sereias sempre fascinou as pessoas: uma jovem mulher, com cabeça e torso humanos e rabo de peixe, que era capaz de seduzir pescadores em alto mar e levar os pobres rapazes para a morte apenas com a sua beleza impressionante e canto místico.

Entretanto, o primeiro “exemplar real” da criatura conhecida como sereia de Fiji assombrou as pessoas do século 19. O organismo grotesco foi exposto em um museu de Londres em 1842 por Phineas Taylor Barnum e atordoou visitantes que esperavam ver um indivíduo de aparência deslumbrante.

Um jornal da época chegou a relatar que “nós nunca mais conseguiremos relatar, mesmo em poesia, a beleza das sereias nem cortejar uma delas mesmo em sonhos – pois a senhorita Fiji é a própria encarnação da feiura”.

Lenda e farsa

Claro que a tal sereia de Fiji não passava de um engodo para arrancar dinheiro de curiosos. O exemplar era apenas um artigo de taxidermia criado a partir de uma cabeça e torso de macaco com o rabo de um peixe.

O resultado da combinação, entretanto, era horrível o suficiente para desassociar a imagem de moças graciosas do conceito dos seres mitológicos do mar para qualquer um que avistasse o espécime exibido no museu.

A encarnação da feiura na cultura popular

Apesar de ser reconhecida como fraude posteriormente, a sereia de Fiji não abandonou totalmente o imaginário popular e chegou a aparecer em algumas produções do cinema e da TV das últimas décadas.

No cinema, um dos personagens de “A Casa dos 1000 corpos” é assassinado é transformado em uma das bizarras criaturas depois de ser empalhado. E na TV, algumas séries que variam desde Arquivo X até programas voltados para o público infantil, como Scooby-Doo! Mistério S/A e Gravity Falls, fazem pequenas menções à criatura em alguns episódios.

Arte e terror

Mais recentemente, uma artista chamada Roxanne Jackson usou as sereias grotesca como tema de suas esculturas. Os rostos desfigurados misturados com os corpos esquisitos são uma combinação memorável e indutora de pesadelos.

As figuras femininas e monstruosas criam um misto de repúdio e fascínio da mesma maneira que os shows de horrores e museus de curiosidades do século 19. Confira algumas obras da artista na galeria abaixo.

Galeria 1

Depois de conhecer a sereias de Fiji, vai ser difícil desassociar as imagens graciosas do mito original das criaturas criadas por taxidermistas em séculos anteriores.

Últimas novidades em Mistérios

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: