Na hora de viajar: como arrumar a mala?

26/08/2011 às 09:262 min de leitura

Em poucas horas pego a estrada rumo ao litoral de Santa Catarina. Se já não sobrassem motivos para ir até lá, ainda teria a desculpa do prazer de estar em um dos lugares mais bonitos do sul do país. A sensação de sair de casa e ir para longe sem compromisso é uma das coisas mais encantadoras da vida.
Viajar é sempre bom, mas é claro que sair de casa com uma mudança temporária nunca é tão simples. Como esses passeios por lá tem sido cada vez mais constantes, tenho enfrentado o desafio de arrumar as malas mais vezes por ano. Se antes eu só tinha essa dificuldade nos feriados, agora são vários os finais de semana em que vejo meu guarda roupas inteiro querer entrar em uma malinha.


Conheço vários comissários de bordo e fico admirada com a capacidade que eles têm de sobreviver com um arsenal que cabe em uma mala não maior do que minha nécessaire. Uma vez perguntei a uma amiga que trabalhou como aeromoça por muitos anos: qual é o segredo para sobreviver tanto tempo com tão pouco? Ela deu risada e me respondeu que provavelmente metade do que eu levo na mala nem chega a ser usado.
Ela tinha razão. Não importa o tamanho da viagem, a mala de uma mulher é sempre muito grande. Parece que sem dez opções de blusas não conseguiremos sobreviver por três dias. Mas, no caso das viagens, é bom deixar isso um pouco de lado.
Mas qual é o segredo?

Caso seu objetivo seja ocupar pouco espaço e levar muitas coisas, saiba que a tarefa não é tão simples, mas logo abaixo você vai encontrar algumas dicas que ajudam muito nessa tarefa. A primeira coisa que se deve ter em mente é o tipo de viagem: passeios em família e viagens a negócios pedem por itens totalmente diferentes. Se for viajar em grupo, leve uma mala para cada pessoa, mas com peças de roupas misturadas. Caso parte da bagagem seja extraviada, ninguém vai passar por apertos.


Antes de tudo, coloque o que você pretende levar sobre a cama e procure separar as roupas já com cada look programado. Mesmo seja uma viagem longa, é possível programar pelo menos algumas combinações antes de colocar tudo na mala.
Uma ótima dica é tentar compor vários looks com uma mesma peça. Por isso, opte por itens mais versáteis, que possam ser usados em diversos tipos de ambientes e com mais de uma peça da bagagem. Também dê preferencia para roupas com tecidos que não amassem. Isso vai poupar você de alguns incômodos durante o passeio.
Fuja das tentações

Vai viajar de tênis? Leve um sapato social. Vai viajar de sapato? Leve um tênis na mala. Sim, eu disse UM. É claro que para as mulheres o nível de dificuldade dessa tarefa é alto e você vai precisar de várias etapas para ter esse desapego, mas acredite: é possível. Não que eu já tenha conseguido, é claro.


Use o mesmo raciocínio para peças de roupas repetidas. Na maioria das vezes, o segundo casaco é totalmente dispensável. Por isso, fuja das estampas e siga para peças neutras, que combinem com a maior parte dos itens na mala.
Dobrar ou enrolar?

Quanto mais grosso for o tecido, maior ele fica ao ser enrolado ou dobrado. Por isso, evite dobras em peças pesadas. Deixe isso para roupas mais finas, que podem ser agrupadas em rolinhos nos cantos que sobram na mala.
Uma ótima ideia é manter calças jeans dobradas ao fundo e sapatos nos cantos das malas. Para poupar espaço, leve suas meias e outros objetos dentro dos sapatos. Coloque os calçados em saquinhos para manter as roupas limpas.
As últimas coisas a entrarem são camisas, vestidos e blusas que amassam com facilidade. Aproveite os cantinhos que sobram para colocar itens pequenos. Assim, todo o espaço é útil e você pode até incluir mais uma ou outra peça repetida nesse estágio.


Uma última dica: nunca deixe para fazer a mala de última hora. O subconsciente pode fazer com que você se lembre de vários itens que ainda não foram colocados na bagagem, mas para isso ele precisa de algum tempo de descanso.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: