Conheça a incrível origem de 5 jogos de tabuleiros famosos

24/08/2015 às 05:502 min de leitura

Estima-se que os jogos de tabuleiros foram criados cerca de 5 mil anos a.C., na Mesopotâmia e no Egito. Chamados de “jogos de passagem da alma”, eles eram enterrados junto aos mortos para que as almas tivessem diversão eterna. 

Tabuleiro do "Jogo Real de Ur" - Museu Britânico

Conheça a origem e algumas curiosidades destes famosos jogos de tabuleiro.

1. Monopoly – Banco Imobiliário

O “Monopoly”, lançado no Brasil com o nome de “Banco Imobiliário”, é o jogo mais vendido do mundo! Aproximadamente 500 milhões de pessoas já o jogaram.

Em 1934, Charles Brace Darrow levou o jogo até a empresa Parker Brothers, mas foi rejeitado pelos empresários. Sem desistir da ideia, Charles produziu e vendeu 5 mil unidades do jogo por conta própria, até que a Parker Brothers voltasse atrás em sua decisão. O que não se sabia era que a ideia do “Monopoly” não era original.

Jogo criado a mão por Charles Brace Darrow

Lizzie J. Magie já havia patenteado o jogo “The Landlord’s Game” em 1904. O original tinha o objetivo de mostrar como a formação de monopólios e a cobrança abusiva de aluguéis por parte dos grandes proprietários era injusta. Já a versão lançada em 1935 tinha como objetivo principal, segundo a descrição do mesmo, “vender, comprar ou alugar propriedades de maneira vantajosa, de tal modo que um dos jogadores ficasse mais rico e chegasse ao monopólio”. Irônico, não?

Durante a Segunda Guerra Mundial, os Aliados, compostos pelos Estados Unidos, pelo Reino Unido e pela União Soviética, contrabandeavam mapas e arquivos para os prisioneiros de guerra usando o jogo.  Além disso, Mikhail Gorbachov, então presidente da União Soviética, distribuiu o jogo para os membros do Partido Comunista durante a abertura econômica do país para que eles compreendessem melhor a lógica do capitalismo americano.

2. Jogo da Vida

Criado em 1860  por Milton Bradley, o “Jogo da Vida” foi o primeiro jogo de salão popular nos Estados Unidos e no início era chamado de “xadrez da vida”. Mostrando uma viagem fictícia pela vida, desde a faculdade até a aposentadoria, ele apresentava em sua versão original os espaços “suicídio, vergonha, pobreza e prisão”.

Versão original do Jogo da Vida

Ao completar 100 anos, passou por uma modernização, sendo redesenhado pelo designer de brinquedos e jogos Reuben Klamer. Atualmente, o jogo faz parte da coleção permanente do Museu Nacional de História Americana do Smithsonian.

3. War

O jogo de tabuleiro “War” foi lançado no Brasil pela Grow, em 1972, e foi baseado no jogo americano “Risk”. O original, Risk, foi produzido pela mesma empresa que lançou o “Monopoly”, a Parker Brothers, e foi inventado pelo francês Albert Lamorisse.

Lançado em 1957, com o nome de “La Conquête du Monde” (A Conquista do Mundo), o tabuleiro representava os 6 continentes e tinha como objetivo a captura dos territórios dos adversários e conquista de três objetivos. 

4. Cara a Cara

Lançado em 1986  pela Estrela, o ”Cara a Cara” foi baseado no jogo “Guess Who?”, criado em 1979, na Grã-Bretanha, e fabricado pela Milton Bradley Company.

Em 1984, a empresa Hasbro comprou a Milton Bradley Company  e, alguns anos depois, decidiu lançar uma versão do jogo “Guess Who?” no Brasil. Em acordo com a Brinquedos Estrela, que já fabricava o “Cara a Cara”, a Hasbro lançou no país o “Adivinhe Quem?”.

5. Detetive

Lançado com o nome de “Clue” no Reino Unido, em 1949, o jogo é um clássico sobre mistério e assassinato e foi criado como passatempo para bunkers subterrâneos durante os treinos de ataque aéreo. 

Inicialmente chamado de “Assassinato”, o jogo chegou ao Brasil através da empresa Brinquedos Estrela com o nome de Detetive. Novamente, a Hasbro fez um acordo e trouxe a versão “Clue” para cá.  

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: