Especialistas dão dicas de beleza para o fim do verão

19/02/2013 às 15:083 min de leitura

Crédito: Thinkstock

Durante a temporada de praia, ninguém está muito preocupado com os danos que o sol e a água do mar podem trazer para a pele e os cabelos. Porém, com o fim do verão mais próximo, é hora de pensar em como revitalizar a aparência para voltar à rotina.

Se os cabelos estão quebradiços e a pele parece sem vida, não há motivos para preocupação. A boa notícia é que com medidas bem simples é possível resolver os problemas e ficar com a beleza em dia.

Para tanto, confira as dicas dos profissionais da rede de salões de beleza Expert Beauty Center e cuide da pele e das madeixas.

Revitalize os cabelos

Os cabelos costumam ser as primeiras vítimas dos efeitos do sol e da água. Para suavizar esses danos, recorrer ao creme sem enxágue pode ser uma boa ideia, desde que o produto não seja aplicado em excesso nos fios, como explica o cabeleireiro Marcos Negrão.

“Creme em excesso oxida o cabelo. Ele abafa os fios e a falta de oxigenação na fibra capilar causa o ressecamento. Logo, entupir o cabelo de creme não é uma boa ideia”, afirma ele.

No verão, algumas mulheres também podem notar que a raiz está mais oleosa. Segundo o profissional, essa oleosidade pode vir do costume de prender os fios enquanto eles estão molhados, mas as causas podem ser genéticas. Para quem sofre com o problema, a dica é não exagerar no uso do shampoo antirresiduos. “Ele é usado para uma limpeza mais profunda antes dos tratamentos e o uso constante deixa os cabelos quebradiços, pois retira todas as proteínas e queratina dos fios”, esclarece ele.

Outros incômodos comuns dessa época do ano são as pontas duplas, a perda de brilho e os fios quebradiços. Assim, é normal que as mechas fiquem fracas e embaracem, mas é possível que você tenha que cortar alguns centímetros para que ele possa ser revitalizado. Outra opção é a hidratação.

“Uma cauterização ou selamento dos fios resolve o problema rapidamente. A hidratação geralmente resolve, mas em alguns casos é preciso cortar as pontas”, ressalta Negrão.

Para quem quer tratar os cabelos em casa, ele sugere investir em bons produtos, com proteínas que reformulam a estrutura capilar. “Uma boa máscara capilar resolve, desde que usada corretamente, de 15 em 15 dias”, afirma ele.

Leia também:

Cuidados com a pele

Crédito: Thinkstock

A pele também não consegue escapar dos efeitos nocivos do calor. Após a exposição ao sol, é possível que a epiderme fique ressecada ou oleosa, sendo que o uso de um protetor solar inadequado favorece principalmente a oleosidade. Assim, o resultado pode ser o surgimento de marcas de acne.

Para aquelas que sofrem com o problema, a maquiadora do Expert Beauty Center, Eliz Rachid, sugere várias ações, como usar filtro solar oil free (ou livre de óleos), não tomar banho quente ou demorado e usar cremes hidratantes específicos para o corpo e para o rosto.

Ela indica ainda evitar os produtos com óleo e apostar na esfoliação. “Outra dica valiosa para quem tem pele oleosa é usar sabonete facial neutro e próprio para remover a oleosidade duas vezes ao dia”, recomenda ela.

Outro problema recorrente no verão é a pele descascando. Para suavizar o incômodo, Eliz indica uma esfoliação leve, que não agrida a epiderme. “Por meio dela as células mortas são retiradas. Fica a pele nova, macia e com melhor aspecto”, relata ela. Já para disfarçar a pele descascada, a solução é usar hidratantes e maquiagem com efeito bronzeador.

Combata o ressecamento dos pés

Crédito: Thinkstock

Os pés também podem acabar danificados depois da temporada de sol, demonstrando o desgaste causado pela areia quente, horas embaixo d’água e até a ausência da pedicure. Nesse caso, uma boa opção é procurar uma podóloga, profissional que trata de unhas encravadas, calos, calosidades e queratose (ressecamento em excesso). Ela também pode retirar células mortas e analisar a presença de possíveis fungos típicos do verão.

Há salões que oferecem tratamentos diferenciados para os pés. No caso do Expert Beauty Center, a opção é o SPA, que pode ser feito com parafina ou cremes especiais que prometem deixar o pé novo em folha.

Porém, quem não pretende sair de casa para cuidar da pedicure, a dica da podóloga Delma Aparecida é usar o creme esfoliante ao menos uma vez na semana. A sua beleza agradece.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: