7 coisas que você pode fazer pela sua carreira antes dos 30 anos

17/01/2017 às 05:562 min de leitura

1 – Aceite aquela oferta de emprego mais ou menos

Não espere sair da faculdade recebendo incríveis propostas de emprego. Na verdade, é bem possível que o seu primeiro trabalho depois de formado seja bem meia-boca. O que há de errado com isso? Absolutamente nada. Ao aceitar um trabalho que não é exatamente o seu sonho de consumo, mas que já é na sua área de atuação, você cresce como profissional, aprende coisas novas e passa a estar em contato com aquilo que realmente deseja fazer – assim, oportunidades mais interessantes podem surgir.

2 – Crie uma boa lista de contatos

Isso vale para qualquer profissional, independente da idade e do ramo de atuação. Ter bons relacionamentos com indivíduos da sua área é fundamental – não adianta negar: muita gente consegue trabalho por ter sido indicada por alguém. Além do mais, conhecer pessoas com as mais diversas experiências profissionais e acadêmicas é altamente inspirador – às vezes é por causa de alguém que você conhece que acaba escolhendo uma especialização para fazer ou uma determinada área profissional para seguir.

Mostrar interesse e iniciativa desde cedo é uma forma de criar uma imagem profissional positiva a seu respeito – se um dia uma dessas pessoas precisar dar uma referência sobre você, possivelmente ela será positiva.

3 – Faça algum tipo de trabalho voluntário

Sempre vai haver uma causa que combine com as suas observações de mundo – direitos humanos, aulas para crianças carentes, grupos de ajuda, proteção à criança e ao adolescente, resgate de animais abandonados. Não importa o foco, o que importa é você se envolver em algum tipo de trabalho voluntário em sua comunidade – se for algo que envolva sua área de atuação profissional, será uma boa forma de conhecer pessoas do mesmo ramo e dar continuidade ao item 2.

4 – Aprenda coisas novas

Se você tem um tempo sobrando, não deixe de investir em novos cursos e especializações. Se a questão é falta de grana, procure por cursos online, por exemplo, ou por oficinas gratuitas que podem estar acontecendo na cidade onde você mora – o que não dá é para ficar parado.

5 – Diversifique seu trabalho

Agora é a hora de mudar de emprego sem medo – a menos, é claro, que você esteja no trabalho dos seus sonhos e/ou recebendo oportunidades irrecusáveis de promoção e crescimento. Como nem sempre temos a maior sorte do mundo em nossa primeira experiência profissional, não tenha medo de se arriscar e de experimentar novos trabalhos e oportunidades.

A verdade é que trabalhar em lugares diferentes faz com que você tenha uma visão mais ampla do mundo profissional e de como ele realmente funciona.

6 – Não tenha medo de arriscar

Antes dos 30 anos, você não tem muita coisa a perder, convenhamos. E é exatamente por isso que esse é o momento ideal para que você arrisque sem ter medo de fazer algo que pareça meio louco para quem vê de fora. Se seu sonho é abrir seu próprio negócio, então descubra o que precisa ser feito para isso e seja um empreendedor. Se seu desejo maior é viajar pelo mundo, faça isso e se arrisque – é bem possível que depois você não tenha a mesma oportunidade.

7 – Alimente seus projetos extracurriculares

Não importa como vão as coisas no trabalho, se você tem um projeto só seu, cuide dele com carinho e, sempre que possível, fale dele para alguém que possa se interessar pelo que você tem feito. Vale desde o livro que você quer tanto escrever até criar aquele baita portfólio online com as suas fotos mais incríveis. O que quer que você faça além do expediente poderá um dia render um novo emprego ou, no mínimo, mostrar que você é uma pessoa interessada e determinada.

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: