O mar continua sendo ‘temperado’ com sal?

23/09/2016 às 09:072 min de leitura

Se você já foi à praia, provavelmente já provou, mesmo sem querer, a água do mar. Ela é bastante salgada, mas de onde será que vem esse sal todo? O processo é longo e começa com as chuvas caindo sobre rochas. Ela “lava” as pedras e carrega os componentes básicos que formam o sal: cloro e sódio.

Como esse processo é contínuo, o mar continua sendo salinizado eternamente. A cada litro de água marítima, é possível retirar cerca de 40 gramas de sal. Agora vem outra dúvida: se o mar continua sendo “temperado” o tempo todo, ele já não deveria estar parecido com o Mar Morto, que tem uma concentração maior de sal por metro cúbico?

Em tese, teria. Na prática, porém, existem os chamados “sumidouros de sal”, que são os responsáveis por manter a taxa de salinação praticamente constante há cerca de 200 milhões de anos. São diversos processos que ajudam a equilibrar a quantidade de sal nos mares do mundo.

O Mar Morto contém uma concentração enorme de sal, que criaram rochas sedimentares espetaculares

Sumidouros de sal

A primeira explicação está na evaporação da água. Esse processo diminui o nível do mar, aumentando a concentração de sal. Eventualmente, essa concentração será tão grande em determinados lugares que o sal não fica mais dissolvido na água, criando depósitos sedimentares de rochas salgados.

O vento cria outro processo: ele pulveriza a água do mar de volta à terra, carregando junto o sal, que se sedimenta à espera de uma nova chuva que o carregue novamente para o oceano. Outros processos são químicos: a lava vulcânica no fundo do mar reage com íons de sal, dissolvendo-os. Além disso, alguns tipos de argila no leito oceânico interagem com as partículas salinizadas, absorvendo-as e ajudando a equilibrar o sal do mar.

Alguns animais também absorvem o sal oceânico, principalmente aqueles que constroem conchas. E não podemos nos esquecer, é claro, que o degelo das calotas polares e o deságue dos rios nos oceanos fornecem uma quantidade constante de água doce, equilibrando continuamente a salinidade marítima.

O Salar de Uyuni, na Bolívia, é um dos lugares terrestres onde o sal se acumulou ao longo de milhares de anos

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: