14 vezes em que filmes mostraram a Ciência como ela é

31/10/2016 às 12:142 min de leitura

1. O Enigma de Andrômeda

O filme de 1971, baseado no livro de Michael Crichton, fala sobre um satélite artificial que cai no Novo México, carregando um microrganismo que contamina toda a população da região, matando quase todos os habitantes. O longa usa a linguagem científica de forma correta, principalmente ao abordar biologia, imunologia e virologia.

2. Procurando Nemo

Para a produção do clássico “Procurando Nemo”, de 2003, os animadores passaram um bom tempo analisando a natureza marinha para recriar a vida de peixes e plantas aquáticas.

3. Impacto Profundo

Nesta obra de 1998, a produção foi muito precisa com a tecnologia de detecção de asteroides e a forma com que a intercepção é feita.

4. Interestelar

O longa “Interestelar”, de 2014, falou sobre muitos assuntos científicos, e um deles estava correto: se você chegar próximo a um buraco negro, o tempo vai passar de forma diferente em relação às pessoas que estão na Terra. Tudo por causa da gravidade e da diferença de espaço-tempo.

5. Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças

Este filme lida com a perda de memória segmentada, o que nesse caso seria um esquecimento proposital. Apesar de não termos a tecnologia necessária para que isso aconteça, a teoria, que envolve o corte de conexões em nosso cérebro que formam determinadas lembranças, é correta.

6. Minority Report – A Nova Lei

Em “Minority Report – A Nova Lei”, de 2002, algumas das coisas mostradas, como a digitalização de íris e carros automáticos, já fazem parte da nossa realidade.

7. Perdido em Marte

O longa “Perdido em Marte”, de 2015, também foi elogiado pela forma como retratou o “Planeta Vermelho”.  

8. Gattaca – Experiência Genética

A ciência por trás das alterações genéticas mostradas em “Gattaca – Experiência Genética”, de 1997, será realidade em pouquíssimo tempo. Na verdade, alguns pesquisadores já conseguem fazer mudanças em tecidos de camundongos vivos através da manipulação de genes.

9. Ela

A premissa principal no filme “Ela”, de 2013, é que a inteligência artificial será tão humana e amável que seria possível alguém se apaixonar por uma máquina. De acordo com alguns cientistas, em um futuro próximo, isso vai realmente acontecer.

10. Lunar

O filme “Lunar”, de 2009, não é tão conhecido, mas a sua história é totalmente plausível: um homem vive em uma base lunar com a função de extrair hélio-3 para a produção de energia, o que é uma possibilidade para o futuro.

11. Star Trek

Se o som não se propaga no espaço, não há motivo para o ouvirmos, certo? E “Star Trek”, de 2009, acertou em “cortar” os gritos no momento em que a nave é violada e um tripulante (camisa vermelha) cai no “abismo”.

12. O Inferno de Dante

Apesar de alguns equívocos, “O Inferno de Dante”, de 1997, foi muito preciso ao mostrar a erupção de um vulcão.

13. No Olho do Tornado

A principal linha de enredo do filme “No Olho do Tornado”, de 2014, é uma tempestade que gera múltiplos tornados. A assustadora realidade por trás disso é que realmente alguns temporais podem criar vários vórtices. O maior furacão já registrado aconteceu em maio de 2013, em Oklahoma, nos Estados Unidos, e foi um “múltiplo-vórtex”.

14. Sharknado

Por mais estranho que pareça, “Sharknado”, de 2013, tem algo de real. Claro que não estamos falando de tubarões caindo do céu ou de um ciclone comendo as pessoas. Mas o fenômeno chamado “chuva de peixes”, em que um tornado ou uma tempestade pega os animais do mar e os joga na terra, já aconteceu nos Estados Unidos em 1947! Incrivelmente, muitos dos bichos foram encontrados vivos em piscinas de algumas residências.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: