Entenda como o sono afeta a capacidade cerebral de homens e mulheres

18/01/2017 às 10:452 min de leitura

Não temos dúvidas de que uma boa noite de sono é o que nos dá energia para o dia seguinte, assim como o contrário é bastante verdadeiro. O que um estudo recente sobre o tema buscou entender foi a diferença entre tipos de sono no que diz respeito ao gênero.

Para isso, pesquisadores do Instituto Max Planck, em Munique, observaram como 160 adultos dormiam e como a qualidade do sono que eles tinham afetava suas capacidades intelectuais.

Os participantes, além de terem o sono monitorado, realizaram testes de inteligência que tinham a finalidade de ver como eles se saíam em termos de raciocínio lógico e resolução de problemas. Os fusos do sono foram levados em consideração para que os resultados pudessem ser apresentados também em termos de gênero.

No final das contas, ficou claro que, para que as mulheres tivessem um melhor desempenho intelectual no dia seguinte, elas precisavam ter uma boa qualidade de sono em termos de tempo e intensidade. Para os homens, dormir intensamente não fez muita diferença.

Cuma?

Acontece que as atividades cerebrais dos cuecas, por outro lado, estavam ligadas à inteligência quando eles tiraram pequenas sonecas ao longo do dia. Para o líder da pesquisa, Martin Dresler, esses resultados mostram que a relação entre sono e boa capacidade cognitiva é mais complexa do que se imaginava até agora.

“Há muitos fatores envolvidos nas habilidades intelectuais, e o sono é apenas um deles. Este grande estudo de homens e mulheres nos dá um quadro mais preciso para a próxima fase de pesquisa, que envolverá diferenças nos padrões de sono dos indivíduos”, explicou ele, em declaração publicada no The Independent.

Um estudo mais antigo, realizado pelo Centro de Pesquisa do Sono da Universidade de Loughborough, havia revelado que as mulheres podem precisar de mais horas de sono mesmo, uma vez que o cérebro delas é mais complexo do que o dos homens.

Segundo o responsável por essa pesquisa, Jim Horne, isso tem a ver com o fato de que as mulheres tendem a realizar mais tarefas ao mesmo tempo e também pelo fato de que são mais flexíveis. E aí, meninos e meninas, o que vocês acham desses resultados?

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: