Cientistas dão dica valiosa para quem quer parecer mais inteligente

25/07/2017 às 03:162 min de leitura

Quem é que não tem vontade de parecer a pessoa mais inteligente do pedaço? Não importa se é para cativar aquele professor durão ou, quem sabe, para impressionar em uma entrevista de emprego – a questão é que é possível parecer uma pessoa mais inteligente, sabia?

Um estudo recente, realizado pela University of St. Andrews, revelou que alguns tipos de expressões faciais podem fazer com que as pessoas à sua volta pensem que você é inteligente – ou que não é.

Quando seu rosto mostra que você está em alerta e levemente feliz, as pessoas que olham para você tendem a pensar que você é alguém bastante inteligente. 

Para chegarem a essa conclusão, os cientistas contaram com a ajuda de mais de 500 pessoas. Todas elas avaliaram imagens de 100 adultos caucasianos com idades entre 18 e 33 anos e 90 crianças com idades entre 5 e 17 anos. Basicamente, os participantes tinham que ver as fotos e dizer como estava o humor daquelas pessoas.

Algumas das imagens eram de rostos neutros, enquanto outras foram manipuladas para que a curva ao redor dos lábios estivesse indicando um sorriso leve. A abertura dos olhos das pessoas também foi alterada.

O poder do sorrisinho

Naturalmente, seres humanos sabem que existe uma ligação entre a expressão facial de uma pessoa e o que ela está pensando no momento. O que não é tão óbvio assim, embora seja verdadeiro, é o fato de que tendemos a acreditar que pessoas bonitas são mais inteligentes, e o mesmo vale para quem usa óculos.

No final das contas, as pessoas julgaram como mais inteligentes tanto adultos quanto crianças que estavam com os olhos mais abertos e com um sorriso leve no rosto – nada de viver carrancudo, então, hein!

Em relação às crianças, o que se observou foi que aquelas que tinham uma aparência mais cansada são tidas como menos inteligentes por seus professores. Infelizmente, essa percepção do professor pode impactar o desempenho escolar da criança, além de nos mostrar que nossos julgamentos realmente precisam ser mais bem estudados e interpretados.

De qualquer forma, quando você estiver em uma entrevista de emprego ou conversando com o diretor da sua faculdade, manter os olhos bem abertos (mas não arregalados) e ter um sorriso parecido com o da Mona Lisa pode ser de grande ajuda.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: