Assustador: Sul da Ásia pode se tornar inabitável até o ano 2100

09/08/2017 às 11:572 min de leitura

Apesar de tantos estudos e levantamentos apontarem que o aquecimento global é algo real — e, segundo alguns especialistas, potencialmente irreversível e catastrófico —, nem todo mundo está preocupado com as consequências da elevação das temperaturas no mundo. Contudo, as evidências apontam que ele está acontecendo sim, e um estudo recente, conduzido por cientistas do MIT (Massachusetts Institute of Technology), revelou que o Sul da Ásia poderá se tornar inabitável até o final do século.

Sul da Ásia

De acordo com Chelsea Gohd, do site Futurism, a pesquisa apontou que várias regiões do Sul Asiático poderão se tornar quentes demais para a ocupação humana até o ano 2100. Só para você ter uma noção do problema que isso representa, essa região do mundo abriga alguns dos países mais populosos do mundo, como Índia, Paquistão e Bangladesh, e uma população estimada em mais de 1,6 bilhão de pessoas. Se as temperaturas por lá se tornarem altas demais, para onde é que essa gente toda será transferida?

Assustador

Segundo Elfatih Eltahir, um dos pesquisadores envolvidos no estudo, as consequências do aquecimento global poderiam ser bastante graves no Sul Asiático. De acordo com as projeções feitas pelo time, essa região do mundo será cada vez mais atingida por ondas de calor que afetarão não apenas áreas isoladas — como ocorre atualmente — e colocarão a vida de incontáveis pessoas em risco.

As ondas se tornarão mais frequentes e abrangentes

Uma das dificuldades da região é que muitas (muitas) pessoas vivem em condições de extrema pobreza — e são justamente esses indivíduos que estão mais expostos ao perigo oferecido pelas altas temperaturas.

E o problema é que o calor afetará a todos! Pense com a gente: mesmo que sejam encontradas formas de realocar os habitantes do Sul da Ásia, o aquecimento global não será um evento isolado, o que significa que outras partes do planeta também se tornarão perigosamente mais quentes. Sendo assim, o mundo inteiro terá que lidar com os efeitos catastróficos do aumento das temperaturas — portanto, é de vital importância para todos que o aquecimento seja freado.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: