O que aconteceria com uma pessoa que caísse dentro de um vulcão ativo?

17/08/2017 às 12:222 min de leitura

Imagine um sujeito que tenha se cansado deste mundo cruel e decidido pôr um fim na própria vida — se jogando no interior de um vulcão ativo! Dramático, né? Mas, digamos que um ser humano passasse por essa situação, o que aconteceria com seu corpo quando ele atingisse a lava? Segundo Natalie Wolchover, do site Live Science, caso fôssemos testemunhas desse momento trágico, provavelmente não veríamos o que alguns filmes de Hollywood já mostraram nas telas, com pessoas mergulhando e desaparecendo lentamente em um mar incandescente.

Cena de "Joe Contra o Vulcão", filme de 1990 no qual o personagem tenta se jogar dentro de um vulcão, mas não consegue!

Churrasco

Na verdade, tipicamente, a lava tem alta densidade, e isso impediria que o corpo de uma pessoa mergulhasse imediatamente nela, como acontece quando alguém cai em uma piscina cheia de água. O indivíduo atingiria a superfície e provavelmente permaneceria ali, mas não por muito tempo! Conforme explicamos em uma matéria anterior aqui do Mega Curioso, a lava vulcânica é, basicamente, uma massa de rocha fundida — e você há de concordar que é necessário muito, muito calor para que possamos derreter rochas, certo?

Massa de rochas derretidas

Pois a parte mais “fresquinha” da lava geralmente ronda os 300 °C, que é o calor equivalente ao registrado no interior dos fornos de pizza, enquanto a temperatura mais alta que a lava pode alcançar chega a bater os lancinantes 1,1 mil graus Celsius. Agora, imagine um corpinho humano aterrissando sobre uma superfície dessas! A pessoa provavelmente não afundaria de imediato, mas entraria em chamas rapidinho e seria completamente cremada — e, depois, engolida pela lava.

Mas existe um curioso vídeo — que você pode ver a seguir — que revela outra possibilidade. Calma! Ele não mostra um corpo caindo no interior de um vulcão; então, se você tiver uma veia meio macabra, não ser anime! Contudo, ele exibe o que acontece com uma sacola contendo 30 quilos de restos de comida e matéria orgânica quando ela atinge a superfície da lava. Confira:

Só a título de curiosidade, a cena acima foi gravada por um cientista alemão chamado Richard Roscoe em 2002, enquanto ele realizava experimentos no vulcão Erta Ale, situado na Etiópia, e a sacola foi lançada de uma altura de mais ou menos 80 metros.

De acordo com Roscoe, o teste mostrou que, no caso de um corpo humano, dependendo da altura da qual ele caísse dentro do vulcão, ele poderia penetrar através da crosta superficial da lava e submergir no lago de rocha derretida — provavelmente por conta de perturbações criadas na superfície pelo vapor produzido pela carne queimando. Tsssss...

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: