6 das cidades mais altas do planeta

21/09/2017 às 10:432 min de leitura

Hoje em dia, estima-se que 140 milhões de pessoas vivem em altitudes acima dos 2,5 mil metros. Elas moram em cidades e vilarejos localizados principalmente no Andes, nos Himalaias e em regiões da Etiópia. Em lugares assim, o oxigênio é mais baixo, portanto muitos visitantes sofrem bastante para se adaptar. E que tal conhecer 7 dessas cidades que vivem nas alturas? Confira a lista:

1. La Rinconada (Peru)

Essa cidade começou com um garimpo de ouro no Peru e está localizada a 5,1 mil metros de altitude, na cordilheira dos Andes. Chamada de a “cidade mais alta da Terra”, La Rinconada prospera com uma população de cerca de 50 mil habitantes. A economia ainda gira em torno da mineração, mas a infraestrutura urbana é bastante precária: não há saneamento básico e nem sistema de encanamento de água, sem contar a contaminação de mercúrio devido à mineração.

E por lá, o sistema de pagamento se chama “cachorreo”: o minerador trabalha 30 dias direto sem salário e no 31º dia ele pode levar para casa tudo que conseguir pegar nas minas. É mole? Mesmo assim, a população mais do que dobrou nos últimos 10 anos, mostrando que a galera ainda topa se sujeitar a condições tão precárias de trabalho.

La Rinconada

2. El Alto (Bolívia)

Com população de 1,1 milhão de pessoas vivendo a uma altitude de 4,1 mil metros, El Alto é um dos centros urbanos que mais prospera na Bolívia. No começo, tratava-se de um subúrbio de La Paz, mas no final da década de 1980 se tornou independente devido à alta taxa populacional de habitantes do campo se mudando para a região de La Paz.

O mais curioso é que até 1903 não existia nada por lá a não ser uma região seca e quase desértica. O crescimento vertiginoso é visto nas construções e na precariedade – ainda que alguns nativos estejam prosperando e mudando a paisagem da cidade. O aeroporto internacional de “La Paz” na verdade está localizado ali – curiosamente, a capital do país fica em um vale quase 500 metros abaixo de El Alto.

El Alto

3. Shigatse (Tibete)

Oficialmente na China, mas pertencente à Região Autônoma do Tibete, Shigatse tem uma população de 100 mil pessoas e está a 3,3 mil metros acima do nível do mar. Ela fica em um terreno plano rodeado de montanhas e é um dos maiores centros administrativos tibetanos.

Tibete

4. Oruro (Bolívia)

Outra representante boliviana, Oruro foi fundada em 1º de novembro de 1606 a 3,7 mil metros de altitude. Começou como um centro de mineração de prata na região do rio Urus e hoje conta com uma população de 235 mil habitantes. Com o esgotamento da prata, a cidade passou a minerar o estanho – tanto que se tornou a principal do mundo nesse minério.

Oruro

5. Lhassa (Tibete)

Localizada no platô tibetano a 3,6 mil metros acima do nível do mar, Lhassa encanta por estar em um vale rodeado pelos Himalaias. Ela possui uma população de 550 mil pessoas e é cheia de templos budistas, que atraem turistas para cidade, a segunda maior do Tibete.

Uma grande montanha ao fundo

6. Juliaca (Peru)

Uma das principais cidades do sul peruano, Juliaca é um importante entroncamento rodoviário para outros municípios importantes do país, como Arequipa, Puno, Cusco, Tacna e até mesmo para a vizinha Bolívia. Ela está localizada pertinho da Reserva Nacional do Titicaca e possui pouco mais de 225 mil habitantes. Juliaca fica a 3,7 mil metros de altitude. 

Juliaca

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: