Astrônomo aposta que encontraremos alienígenas inteligentes em 20 anos

03/10/2017 às 12:312 min de leitura

Se você curte temas relacionados com astronomia e exploração espacial, então certamente você já deve ter ouvido falar do SETI — de Search for Extra-Terrestrial Intelligence ou Instituto de Busca por Inteligência Extraterrestre em tradução livre —, não é mesmo? Pois, segundo Chelsea Gohd, do site Futurism, Seth Shostak, um dos astrônomos sêniores da instituição, apostou com um grupo de jornalistas que encontraremos vida inteligente fora da Terra ainda nas próximas duas décadas.

De acordo com Chelsea, a “aposta” rolou durante uma entrevista no evento Worlds Fair Nano, que aconteceu em Nova York entre os dias 16 e 17 de setembro, e Seth prometeu pagar um café para todos os presentes caso ele esteja equivocado. Tudo bem que um cafezinho não é lá uma grande coisa de se apostar, mas o teor do desafio é pra lá de interessante. Ou você vai dizer que não?

Olá, ETs!

Seth explicou que, apesar de nunca termos encontrado qualquer evidência concreta da existência de vida extraterrestre nos últimos 20 anos, ele destacou que, em contrapartida, nós conseguimos descobrir muitas coisas sobre o Universo nesse — curtíssimo — período tempo. Aliás, o astrônomo acredita que esse conhecimento todo que adquirimos sobre o cosmos ajudará os cientistas em sua busca por uma civilização alienígena inteligente.

ET"E aí, ET? Beleza?"

Segundo Chelsea, Seth explicou que uma das coisas que os cientistas não sabiam há algumas décadas, mas que sabem agora, é que existe muita coisa para ser explorada no Universo — e o astrônomo pensa que será em uma dessas regiões inexploradas que vamos nos deparar com formas vida.

Seth está convencido de que vamos encontrar algo, seja na forma de micróbios, de organismos complexos ou de seres inteligentes. No entanto, quando o assunto é fazer contato com os aliens, o astrônomo não é tão otimista, uma vez que essa coisa de bater um papo com extraterrestres não vai acontecer da mesma forma que vemos em filmes e livros de ficção científica.

Conforme explicou Seth, se detectarmos um sinal enviado por uma civilização alienígena que se encontra a, digamos, 500 anos-luz de distância da Terra, isso significa que a mensagem levou 500 anos para chegar até nós — e a nossa resposta levará outros 500 para ser recebida por eles! E se os ETs continuarem o papo, o recado demorará mais 500 anos para ser dado por aqui.

São mil anos para um “Oi, terráqueos, tudo bem?”, “Fala aí, aliens! Como vão as coisas?”, “Tudo tranquilo por aqui! Mas, conte pra gente...”. Pense em uma conversa chata! Portanto, segundo Seth, ele não acredita em “contato”, mas sim na descoberta de indícios de vida inteligente em algum lugar. E nos próximos 20 anos!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: