Com 3 kg de língua, urso passa por cirurgia para sorrir tranquilão

24/10/2017 às 09:512 min de leitura

Já pensou como é ter uma língua maior do que a boca? E não falamos no sentido metafórico, não, como aquele seu colega que não consegue guardar um segredo ou a infame piada com a língua das sogras... Estamos dizendo no sentido literal mesmo! Um urso de Myanmar teve que passar por uma cirurgia para consertar o membro que pesava mais de 3 kg e estava constantemente pendurado, por vezes arrastando no chão.

Nyan htoo, que significa algo como “Brilhante”, é um urso-negro-asiático de aproximadamente 18 meses de idade que foi resgatado por monges de Myanmar junto com seu irmãozinho, Kan htoo (“Afortunado”). Ambos ainda eram filhotes quando estavam prestes a serem vendidos no mercado ilegal de animais silvestres.

Assim que foi resgatado, em 2016, Nyan htoo já apresentava um inchaço incomum na língua, de origem desconhecida, e passou por uma cirurgia reparadora. A princípio, deu tudo certo, mas o órgão voltou a crescer descomunalmente até que, em junho deste ano, passou a afetar a qualidade de vida do ursão.

línguaNyan htoo sedado antes de a cirurgia começar

Ele deixou de brincar com o irmão, já que sua língua vivia se arrastando no chão, e passou a descansar a cabeça nas grades de sua jaula, para suportar o peso extra de sua cabeça. Cirurgiões e especialistas em bem-estar animal ao redor do mundo foram convocados para estudar o problema de Nyan htoo e ajudá-lo a ter uma vida mais normal.

Em uma operação que durou 4 horas, 3 kg de língua foram retirados do urso. A princípio, acredita-se que seja um caso raro de elefantíase – uma doença bastante comum entre seres humanos de Myanmar, mas que nunca tinha sido detectada em ursos. “Graças ao entusiasmo e à compaixão de todos os envolvidos, conseguimos uma melhoria tangível na qualidade de vida de Nyan htoo e esperamos continuar nosso trabalho em Myanmar para promover melhorias em bem-estar animal e treinamento veterinário”, declarou a veterinária Heather Bacon, da Universidade de Edimburgo, na Escócia, que coordenou a cirurgia.

ursoUrso sorri faceiro depois de ter seu excesso de língua retirado

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: