Psicopata, sociopata e narcisista: como reconhecer essas pessoas

31/10/2017 às 05:032 min de leitura

Psicopatas são conhecidos pela habilidade de manipular pessoas, simular afeto e agir sem qualquer vestígio de remorso ou culpa. Além da psicopatia, outros tipos de personalidade costumam causar estragos emocionais: a sociopatia e a personalidade narcisista.

Essas pessoas são capazes de enganar todo mundo por serem sempre charmosas e cheias de simpatia. O perigo está no fato de que, por dentro, são indivíduos sem capacidade de empatia, o que os torna manipuladores e, em alguns casos, perigosos. As características a seguir são comuns tanto em psicopatas quanto em sociopatas e em narcisistas:

1 – Arrogância extrema

gato preto

São pessoas que se consideram melhores do que as outras, acham que suas qualidades são incríveis e, com base nisso, acabam mentindo na hora de falar sobre o que são bons.

2 – Manipulação

mr burns

Elas sentem a necessidade de manipular os outros para ter algum benefício, mesmo que isso signifique mentir sobre o que sentem ou pensam. Para eles, tudo não passa de uma encenação constante cujo único objetivo é se dar bem de alguma maneira.

3 – Ausência de remorso

evil

Arrependimento, culpa e consciência pesada não fazem parte dos sentimentos dessas pessoas, que fazem o mal e não se importam nada com isso. Além da falta de remorso, elas têm a capacidade de sempre colocar a culpa em outras pessoas, pois negam sua responsabilidade sobre os mais diversos eventos.

4 – São pessoas charmosas

malévola

São carismáticos, simpáticos e ganham a confiança dos outros com facilidade. São especialistas em agradar todo mundo para conseguir o que querem e precisam e, por causa de tantos agrados, é bastante fácil cair na lábia dessas pessoas.

Como lidar?

forest gump

Se você se lembra de alguém que cabe perfeitamente nas descrições acima, é interessante se manter em alerta e aprender alguns truques para lidar com esse tipo de indivíduo sem se machucar.

O ideal mesmo seria que você conseguisse se afastar totalmente de alguém assim, mas, como nem sempre isso é fácil ou possível, a melhor coisa é não entrar nos joguinhos psicológicos que a pessoa faz. Não busque competir com ela nem confrontá-la, pois não adianta.

Aceite o fato de que algumas pessoas são simplesmente ruins e que é melhor ficar longe delas. Nem todo mundo pode ser recuperado, assim como nem todo mundo às vezes quer ser recuperado, então é preciso ter isso sempre em mente: você não vai “arrumar” essa pessoa. Reconheça também suas próprias fraquezas e vulnerabilidades, pois é nelas que o psicopata vai focar.

Não escute as promessas dessa pessoa, mas veja como ela age e se mente muito. Uma mentira pode acontecer, mas quando mentir é parte do que o indivíduo faz, aí a coisa complica.

Essas pessoas são agressivas e querem sempre ganhar, não importa o que isso signifique. Mantenha-se distante e evite entrar nos joguinhos desse tipo de indivíduo. Se você conhece alguém assim ou se já teve que fugir das garras desse tipo de pessoa, conte para a gente nos comentários.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: