Leite quente ajuda a dormir mais rápido?

07/11/2017 às 12:471 min de leitura

Dizia a minha vó: “ sem sono? Tome um copo de leite morno, que já dorme, fio”. E como todo paranaense que curte um leiTE quenTE, obviamente eu obedecia. Não me lembro se eu pegava no sono depois disso, mas o certo é que conhecimento de vó a gente não discute tanto – ao menos não deveríamos discutir, afinal o que elas falam normalmente é para nosso bem.

Mas será que essa crendice tem algum sentido? Sim e não: o leite é rico em triptofano, um tipo de aminoácido capaz de influenciar a serotonina, isto é, a sensação de prazer e bem-estar. Porém, a alta concentração desse elemento na bebida não aumenta a quantidade que é absorvida pelo cérebro, conforme um estudo publicado em 2003.

Para entrar no cérebro, o triptofano – e qualquer outra droga que induz o sono – precisa penetrar a barreira hemantoencefálica, que protege o sistema nervoso central de substâncias tóxicas. O triptofano até consegue fazer isso, mas não em quantidade suficiente para induzir o sono, como algumas pessoas mais velhas acreditam.

Loira tomando leiteSozinho, o leite não é muito efetivo para causar sono

Porém, nem tudo está perdido nesse “mito”: caso você consuma o leite (quente ou frio) comendo biscoitos, cereais ou frutas secas, que possuem uma alta quantidade de açúcar, você vai aumentar a produção de insulina, que, consequentemente, vai diminuir a quantidade de outros aminoácidos que competem com o triptofano na hora de romper a barreira hemantocefálica.

Assim, a chance de a técnica da vovó funcionar é aumentada, mas não 100% garantida. Quem garante que só o leite melhora o sono provavelmente sofre de um efeito placebo, ou seja, é apenas uma ilusão de que ele ajudou. Agora, se alguns carboidratos entrarem na jogada, daí sim pode ser que o sono chegue um pouco mais rápido.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: